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Mídia social e dependência de Smartphones causam depressão

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As muitas maneiras pelas quais a tecnologia pode prejudicar a saúde mental de uma pessoa e sua capacidade de se conectar com outras pessoas foram o foco de um painel internacional do Q Commons que visava divulgar o perigo do tempo excessivo na tela e do uso das mídias sociais.

A Q Ideas realizou o evento Commons em várias cidades dos Estados Unidos e do exterior na quinta-feira e contou com palestrantes pessoalmente e ao vivo via satélite. 

Nina Schroder, terapeuta de saúde mental da Virginia Commonwealth University, que fazia parte do painel  do Byrd Theatre , disse ao The Christian Post que “os alunos precisam entender o que está acontecendo” com os riscos do tempo excessivo na tela.

“Eu não acho que eles entendam completamente os efeitos das telas”, disse ela. “Quero que as pessoas entendam que existem efeitos negativos do alto uso da tela”.

“Não estou dizendo que tudo sobre o uso da tela é ruim, porque existem alguns usos excelentes. Mas temos que estar atentos ao quanto estamos usando, como, quando e como está nos afetando. ”

Schroder disse à CP que, em sua própria experiência no campus, ela pedia aos alunos que lutam contra o vício em smartphones e o uso excessivo das mídias sociais para descobrir suas prioridades.

“Uma das coisas realmente importantes que eu tento fazer com que os alunos entendam é que eles realmente avaliam o que é realmente importante em suas vidas”, disse Schroder, que observou que ela os faz se perguntar “isso está funcionando para mim?”

“Alguns deles fizeram uma pausa ou excluíram os aplicativos do telefone para não ter tanta liberdade de acesso a ele. E depois de fazer uma pausa nas mídias sociais ou reduzir seu tempo nas mídias sociais, eles quase sempre se sentem melhor. ”

Os ministérios do campus podem ajudar a combater o problema, disse Schroder à CP, trazendo a questão para ajudar a educar os alunos e “começar a tornar um padrão o tempo livre nas telas”.

“Acho que os ministérios do campus precisam oferecer oportunidades de educação e estar realmente falando sobre isso”, acrescentou Schroder.

“Então, quando eles estão se reunindo, quando estão juntos, são intencionais em dizer que isso é uma distração. Quando temos nossos telefones desligados, está realmente impedindo nossa capacidade de conectar e obter uma experiência rica, porque é uma interrupção. ”

Além de Schroder, o painel do Richmond Q Commons também contou com Shawn Boyer, fundador de uma plataforma de mensagens em grupo chamada goHappy , e foi moderado por Jonathan Chan, diretor executivo da instituição de caridade local Church Hill Activities and Tutoring .

Durante o painel de discussão, Schroder destacou as pesquisas sobre o aumento da depressão e do suicídio entre jovens e como as mídias sociais e os dispositivos inteligentes contribuem para essa tendência.

Isso incluiu um relatório da Blue Cross e Blue Shield de 2018 que constatou um aumento de 63% em jovens de 12 a 17 anos diagnosticados com depressão em 2016 em comparação a 2013.

Boyer, que tem experiência na indústria de tecnologia, explicou que os americanos costumam checar seus telefones 150 vezes por dia e passam o equivalente a cinco anos de suas vidas nas mídias sociais.

Boyer explicou durante o painel de discussão que, como a indústria de mídia social “os modelos de negócios são baseados em publicidade”, eles criaram produtos que são “intencionais” em sua dependência.

“Há muitas pessoas inteligentes que trabalham lá, cujo trabalho é garantir que você esteja gastando tempo lá”, explicou ele.

Chan, o moderador, fez referência à entrevista do fundador do Linkedin.com, Reid Hoffman, com o The Wall Street Journal em 2011, na qual ele disse que, para que uma startup de tecnologia tenha sucesso, ela precisa abraçar um dos sete pecados capitais.

De acordo com essa linha de raciocínio, o Facebook representava ego (ou orgulho), o desenvolvedor de jogos sociais Zynga representava preguiça e o aplicativo de namoro Tinder representava luxúria.

Os voluntários do evento Q Commons no teatro também forneceram uma apostila oferecendo 10 conselhos sobre como praticar o “uso consciente da tela”.

As dicas incluíam: comprometer-se com horários e zonas sem tela; agendar horários para verificação de contas online; ter propósitos significativos para verificar o telefone; escolha bom conteúdo; excluir ou tornar os aplicativos menos acessíveis; adiar o uso até que uma tarefa seja concluída; limitar as mídias sociais quando se sentir mal; mantenha o dispositivo em uma bolsa ou gaveta para evitar uso excessivo; hora final da tela uma hora antes de ir para a cama; e pergunte-se regularmente se uma atividade da tela está levando a pessoa a uma direção indesejada. 

*Com informações The Christian Post