Siga nossas redes sociais
29/04/2025

Destaques

Descoberta em Megido pode comprovar batalha bíblica que matou rei Josias

Published

on

Compartilhe

Arqueólogos encontraram evidências que podem comprovar a batalha bíblica na qual o rei Josias morreu. A descoberta ocorreu em Megido, no norte de Israel, onde cerâmicas egípcias indicam a presença de tropas do faraó Necao II na época do conflito, segundo a revista Biblical Archaeology Review.

As escavações revelaram grande quantidade de cerâmica egípcia e grega, principalmente do Vale do Nilo. Segundo os pesquisadores, esses artefatos foram levados ao local pelo exército egípcio, que incluía mercenários gregos, no final do século VII a.C.

Os arqueólogos analisaram os objetos e concluíram que um dos prédios escavados foi construído por volta de 650 a.C., pouco antes da morte do rei Josias. O pesquisador Assaf Kleiman, da Universidade de Haifa, destacou que esse tipo de cerâmica não fazia parte da tradição judaica, reforçando a hipótese de que foi trazida pelas tropas egípcias.

Embora Megido tenha sido amplamente estudada desde 1920, uma área específica ainda não havia sido escavada. Nesse local, chamado Área X, os pesquisadores encontraram vestígios de um muro de tijolos de barro e duas construções com camadas bem preservadas, datadas dos séculos VIII a VI a.C.

Os primeiros vestígios na Área X indicam ocupação israelita e sinais de destruição pelo exército assírio de Tiglate-Pileser III em 732 a.C. Camadas posteriores mostram a presença assíria, quando Megido era capital da província de Magiddu e abrigava uma população mista de israelitas e deportados do império assírio.

Nos estratos mais recentes, os pesquisadores identificaram uma mudança abrupta na cerâmica encontrada, com grande quantidade de peças egípcias e gregas. Esse padrão não foi observado em outros locais da região, o que sugere a presença de um grande contingente militar egípcio e de mercenários gregos.

A Bíblia relata que o rei Josias foi morto pelo faraó Necao II em Megido. O episódio é mencionado nos livros de 2 Reis e 2 Crônicas. Segundo 2 Reis 23:29, “Nos seus dias, o faraó Necao, rei do Egito, marchou até o rio Eufrates para encontrar o rei da Assíria. O rei Josias foi ao seu encontro, e Necao o matou em Megido assim que o viu”.

Na época, Necao II saiu do Egito para ajudar os assírios, que estavam sob ataque dos babilônios, medos e persas. Poucas décadas após a morte de Josias, o reino de Judá foi conquistado pelos babilônios. As informações são do The Jerusalem Post.

Redação Exibir Gospel