O pastor André Valadão publicou um vídeo nesta segunda-feira (26) afirmando que conhece o empresário Daniel Vorcaro há décadas apenas como membro da igreja Lagoinha, sem qualquer relação com seus negócios. A declaração ocorre após reportagens citarem um suposto envolvimento entre líderes religiosos e o dono do Banco Master.
No vídeo, Valadão disse que há uma confusão sobre o termo “envolvimento” e criticou acusações que ligam a igreja a investigações financeiras. “Existe uma acusação infundada, principalmente movimentada pela esquerda, a respeito de mim, a respeito da igreja, falta de respeito com a igreja, gente, muito séria”, afirmou.
Segundo o pastor, essas acusações sugerem uma ligação com irregularidades apuradas pela Justiça. “Como se fôssemos envolvidos em movimentações que estão sendo investigadas e apuradas pela justiça sobre Daniel e o Banco Master”, disse.
Valadão explicou que a relação com Vorcaro sempre foi religiosa. “Existe uma outra realidade, que é o envolvimento da vida da igreja. A Lagoinha é uma igreja com centenas de milhares de membros, inclusive Daniel foi membro por muitos anos da Lagoinha”, declarou.
Ele acrescentou que o empresário passou anos frequentando outra igreja e retornou recentemente. “Nos últimos 10 anos ele frequentou inclusive uma outra igreja, fazia parte de uma outra igreja e veio a pouco tempo voltar a frequentar a Lagoinha”, afirmou.
O pastor concluiu negando qualquer vínculo empresarial. “Mas eu conheço o Daniel há décadas dentro da vida e do contexto da igreja, não de negócios, zero.”
O Banco Master foi liquidado pelo Banco Central em novembro de 2025 após suspeitas de fraudes bilionárias. Daniel Vorcaro, dono da instituição, foi preso pela Polícia Federal no mesmo mês durante a Operação Compliance Zero, acusado de liderar um esquema de emissão e negociação de títulos de crédito falsos.
Portal da Exibir Gospel