Siga nossas redes sociais
22/01/2025

Destaques

Ajustes na observância do Advento vêm à medida que a estação olha para o retorno de Cristo

Published

on

Unsplash / Amelie e Niklas Ohlrogge.
Compartilhe

Em meio a anúncios de serviços adventistas que vão online devido a preocupações com COVID-19, os cristãos no domingo estão começando aquela temporada de celebração da encarnação de Jesus há mais de 2.000 anos e antecipando Seu retorno.

O Vaticano transmitirá ao vivo as comemorações do Advento e do Natal na Basílica de São Pedro. O Papa Francisco recentemente voltou a celebrar a missa online, embora um pequeno número de fiéis continue a ter permissão para se reunir pessoalmente na Basílica de São Pedro, de acordo com o  Registro Católico Nacional .

A Federação Luterana Mundial está expandindo seu programa de compartilhamento online de hinos do Advento. Suas igrejas no Canadá, Dinamarca, El Salvador, Indonésia, Polônia, Senegal e Suécia compartilharão postagens de vídeo em mídias sociais e sites, bem como as compartilharão com o público em geral em um esforço para ensinar outras pessoas sobre o luteranismo.

As igrejas católicas romanas e as igrejas tradicionais constituem os maiores grupos de observadores do Advento. Eles também serão acompanhados por algumas denominações reformadas conservadoras e um subconjunto de congregações evangélicas.

Oferecendo uma visão evangélica estará Max Jeganathan do Razi Zacharias International Ministries, que lançará  um novo vídeo a cada semana da temporada. As apresentações curtas enfocarão temas tradicionais do Advento, por sua vez.

Advento, do latim “advenio”, “chegar a”, é composto pelos quatro domingos antes do Natal nos países ocidentais e vai de 15 de novembro a 24 de dezembro no Oriente. O evento é para manter os crentes focados na Segunda Vinda de Cristo, enquanto decorações e festas celebram Seu nascimento.

“Durante este tempo, os fiéis são admoestados a se prepararem dignamente para celebrar o aniversário da vinda do Senhor ao mundo como o Deus de amor encarnado”, diz a Enciclopédia Católica do início do século 20, “assim, para tornar suas almas moradas adequadas para o Redentor vindo na Sagrada Comunhão e pela graça, e assim se preparando para Sua vinda final como juiz, na morte e no fim do mundo ”.

A primeira dessas temporadas é mencionada nos anais da igreja em 380 DC, aproximadamente na mesma época em que o Natal começou a ser celebrado. O mês de observâncias do domingo estava em vigor por volta de 600 DC

Historicamente, o tempo do Advento era um tempo de solenidade e arrependimento. Os padres cobriram quadros e estátuas, removeram flores de santuários e silenciaram órgãos. A atmosfera era de luto pela propensão mundana de pecar, porque Cristo poderia retornar aos Seus a qualquer momento, com os crentes sendo instados a jejuar para se livrar da dependência de uma Criação corrompida.

A cena se iluminou nas últimas centenas de anos, com as vestimentas do clero católico romano mudando de preto para violeta para a temporada de quatro semanas e jejum de sete dias.

Do lado protestante, o elemento mais comum do Advento é uma coroa de flores com quatro velas, uma para cada domingo. As velas podem ser todas vermelhas, duas azuis e duas brancas, ou a primeira, a segunda e a quarta roxas com a terceira rosa. Se houver uma quinta vela no Natal, ela é branca.

O primeiro é a “Vela dos Profetas”, simbolizando a esperança da vinda do Messias dos videntes do Antigo Testamento como Isaías, Jeremias e Ageu.

A segunda é a “Vela de Belém”, batizada com o nome do local de nascimento de Cristo quando seus pais estavam na estrada de Nazaré para participar do censo de Quirino. Significa fé, visto que Miquéias 5: 2 predisse onde o Senhor nasceria: “Mas tu, Belém Efrata, embora seja pequena entre os milhares de Judá, de ti sairá a Mim Aquele que será o Governante em Israel, cujas saídas são desde a antiguidade, desde a eternidade. ”

A terceira é a “Vela dos Pastores”, para a alegria que os pastores das ovelhas tiveram no anúncio do nascimento de Cristo. “Não temais, porque eis que vos trago boas novas de grande alegria que será para todos os povos”, disse-lhes um anjo (Lc 2:10).

O quarto é a “Vela do Anjo”, representando a paz que os arautos proclamaram com a vinda do menino Jesus. “Glória a Deus nas alturas e paz na terra, boa vontade para com os homens!” a hoste celestial exulta em Lucas 2:14.

A quinta vela opcional é a “Vela de Cristo” e acesa no Natal para a encarnação de Jesus. É branco para Sua pureza e colocado no centro da coroa, visto que Ele é o centro de tudo o que existe (Colossenses 1: 16-17).

Fonte:https://www.christianpost.com/news

Continue Reading
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.