O pastor Andy Stanley, da Igreja da Comunidade North Point de Atlanta, disse que está “envergonhado” por igrejas que se engajaram em “confrontos” com os governos estaduais e locais por causa das restrições de bloqueio da COVID-19, lamentando que muitas igrejas “abandonassem a missão por causa de o modelo. ”
Stanley, que ganhou as manchetes no ano passado quando anunciou que sua igreja multisite na área de Atlanta não retomaria os cultos em pessoa até 2021 , disse durante o evento Futuro da Igreja da Expoential na quinta-feira que muitas igrejas em todo o país tinham o “erro exato” abordagem à pandemia COVID-19.
“O que tem me preocupado sobre a igreja local é a rapidez com que tantas igrejas locais se sentiram como, ‘Temos que voltar para o nosso prédio, ombro a ombro, fazendo o que sempre fizemos’”, disse Stanley. disse.
“Foi exatamente a resposta errada ao COVID porque tivemos uma oportunidade … de uma vida inteira de fazer coisas novas, tentar coisas novas, experimentar coisas novas porque não podíamos fazer as coisas antigas. E em vez de nos concentrarmos no que não podemos fazer, deveríamos estar 100% … focados no que podemos fazer. ”
O pastor da mega-igreja disse que estava “envergonhado” pelas igrejas que o processaram e se envolveram em uma “disputa de cuspe” com os governos locais por causa das restrições do COVID-19.
“Eu pensei, ‘Espere um minuto. Somos o Corpo de Cristo. Não estamos nisso para ganhar. ‘ Como você está nessa para vencê-lo, você abandonou nosso mandato do Novo Testamento. Estamos nisso para servir e há mais necessidade do que nunca. Todos estão experimentando a mesma coisa, todos ao mesmo tempo – isso nunca aconteceu antes. Não apenas em todas as nossas comunidades, nosso país, mas em todo o mundo ”, acusou.
O pastor enfatizou que não está “descontando a dor, o sofrimento, a perda do emprego e a morte” que Atlanta experimentou devido ao COVID-19, mas disse que a pandemia apresentou à igreja uma tremenda oportunidade de se concentrar em ministérios externos e acelerar os programas online.
“[Fomos capazes de fazer] muito mais na comunidade porque a comunidade recebeu toda a nossa atenção”, disse ele, revelando que a maior doação de sangue da Cruz Vermelha foi realizada em North Point.
“Sei que parece que estou me gabando, mas estou muito orgulhoso de nossa equipe, de nossas igrejas e dos adultos em nossa igreja que me toleram dizendo: ‘Não, não vamos nos encontrar. Eu conheço a reunião da igreja no final da rua … Mas estamos intencionalmente redistribuindo e redirecionando nossa atenção neste momento porque esta é uma oportunidade única e vai chegar ao fim, mas precisamos aproveitar ao máximo o oportunidade.'”
O pastor disse que North Point aprendeu “tanto” na esteira do COVID-19, acrescentando: “Vamos levar muito do que aprendemos adiante”.
Ele enfatizou a outros líderes da igreja: “Você se casa com a missão, você namora a modelo.”
“Você inspira as pessoas a seguirem Jesus – essa é a nossa missão. Você namora a modelo: ombro a ombro em um prédio, cantando canções, adorando e ouvindo sermões. Eu sei que vou ter problemas por dizer isso – tudo o que é, é um modelo. ”
Ele continuou: “Durante esta temporada, você abandona o modelo por causa da missão. Mas as igrejas locais que abandonaram a missão por causa do modelo e voltaram correndo para o modelo. … Eu sinto que a gente, em alguns casos, perdemos uma oportunidade extraordinária, principalmente as igrejas que brigaram … com os governos locais e estaduais. Isso era simplesmente embaraçoso para mim como cristão.
Igrejas em todos os Estados Unidos têm se empenhado em como operar em meio a circunstâncias em constante mudança apresentadas por bloqueios do governo estadual em resposta ao COVID-19.
Mais notavelmente, a Grace Community Church do pastor John MacArthur em Sun Valley, Califórnia, tem se envolvido em uma batalha judicial com o condado por meses depois que a igreja desafiou abertamente as restrições de saúde pública em meio ao COVID-19. MacArthur realiza serviços presenciais desde julho do ano passado em meio à série de restrições em curso na Califórnia.
Em uma entrevista recente , o pastor Rick Warren, da Igreja Saddleback, com sede na Califórnia, disse que rejeita a noção de que as igrejas estão sendo discriminadas. Ele postulou que COVID-19 revelou uma “fraqueza fundamental na Igreja”, que era que a maioria das igrejas vê a adoração como seu único propósito.
“E se você tirar a adoração, você não terá nada. Eles estão com pressa para voltar a adorar porque isso é tudo o que eles têm ”, disse ele.
Mas a Igreja Saddleback, de 20.000 membros, não foi construída com um propósito, mas com cinco ”, explicou Warren.
“Você tira um círculo, ainda temos quatro outros círculos. Temos ministério em andamento. Temos uma missão em andamento. Temos comunhão em andamento. Temos discipulado acontecendo. Todos eles estão por conta própria. ”
Por Leah MarieAnn Klett , Christian Post Reporter