A Autoridade de Antiguidades de Israel diz que seus arqueólogos encontraram evidências do terremoto que ocorreu durante o Reino de Judá cerca de 2.800 anos atrás, conforme mencionado no livro de Amós na Bíblia.
Os restos da destruição do terremoto em Jerusalém – a antiga capital de Judá – foram encontrados durante escavações no Parque Nacional da cidade de David, anunciou o IAA em uma postagem nas redes sociais esta semana.
O terremoto, que provavelmente foi um dos mais fortes e mais prejudiciais terremotos dos tempos antigos, “aparece na Bíblia e foi previamente exposto em vários locais de Israel, mas os pesquisadores acreditam que pela primeira vez eles foram capazes de identificar vestígios de destruição indicando que o terremoto também atingiu Jerusalém – a capital de Judá ”, disse o documento.
Amós 1: 1 diz: “As palavras de Amós, um dos pastores de Tecoa – a visão que ele teve a respeito de Israel dois anos antes do terremoto, quando Uzias era rei de Judá e Jeroboão, filho de Jeoás, era rei de Israel.”
Zacarias 14: 5 diz: “Você fugirá como fugiu do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá”.
Os pesquisadores disseram que encontraram uma camada de destruição de quando as paredes do prédio desabaram, incluindo uma fileira de recipientes quebrados, tigelas, lâmpadas, utensílios de cozinha, armazenamento destruído e potes de armazenamento. Nenhum sinal de fogo foi encontrado e não foi um evento deliberado.
“Isso era mais notável no primeiro andar da sala mais ao sul”, disseram eles, de acordo com o The Times of Israel . “Nesta sala, uma fileira de vasos quebrados foi descoberta ao longo de sua parede norte, acima da qual pedras caídas foram encontradas. Parece que essas pedras eram a parte superior das paredes da sala, que haviam desabado, destruindo os vasos que haviam sido colocados ao longo da parede. ”
Os diretores da escavação, Joe Uziel e Ortal Chalaf, disseram que se perguntaram “o que poderia ter causado aquela dramática camada de destruição que descobrimos.”
“Examinando os achados da escavação, procuramos verificar se há referência a ela no texto bíblico. Curiosamente, o terremoto que aparece na Bíblia nos livros de Amós e Zacarias, ocorreu no momento em que o prédio que escavamos na cidade de Davi desabou ”, disseram, segundo o CBN News .
Eles acrescentaram: “A combinação dos achados no campo com a descrição bíblica, nos levou à conclusão de que o terremoto que atingiu a Terra de Israel durante o reinado de Uzias, rei de Judá, também atingiu a capital do reino – Jerusalém . ”