Os deputados federais aprovaram o Projeto de Lei 2832/2021 que institui o Dia Nacional do Cristão, a ser celebrado anualmente no primeiro domingo do mês de junho. A proposta segue para análise do Senado Federal.
Proposto pela deputada Dra. Soraya Manato (PTB-ES) e pelo deputado Eli Borges (PL-TO), o documento foi aprovado pelo relator, deputado Jefferson Campos (PL-SP), por conta da representação cristã no país onde pelo menos 87% da população professa essa fé.
O texto apresentado usa as datas dos primeiro e segundo Concílio de Constantinopla que aconteceram entre os meses de maio e junho do século III d.C., criando a síntese das verdades centrais da fé cristã que são:
- Cânone 1: Se alguém não reconhece a única natureza ou substância (oysia) do Pai, Filho e Espírito Santo, sua única virtude e poder, uma Trindade consubstancial, uma só divindade adorada em três pessoas (hypostáseis) ou caracteres (prósôpa), seja anátema. Porque existe um só Deus e Pai, do qual procedem todas as coisas, e um só Senhor Jesus Cristo, através do qual são todas as coisas, e um só Espírito Santo, no qual estão todas as coisas.
- Cânone 10: Se alguém não confessar que aquele que foi crucificado na carne, Nosso Senhor Jesus Cristo, é o verdadeiro Deus e Senhor da glória, parte da santa Trindade, seja anátema.
“Considerada a relevância desses eventos para a consolidação dos fundamentos da fé cristã, bem como as datas em que se realizaram, propõe-se a instituição do primeiro domingo do mês de junho como o Dia Nacional do Cristão, como momento de celebração unificador de todos os cristãos”, diz o documento aprovado.
Redação Exibir Gospel