A ideia de que o presidente Jair Bolsonaro não aceitará o resultado das urnas preocupa o governo dos Estados Unidos. Por isso, a Casa Branca emitiu um alerta de que estará acompanhando as eleições brasileiras de perto.
“Vamos acompanhá-los de perto e confiar na força das instituições democráticas do Brasil”, disse a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, a repórteres.
“Como parceiros da democracia, continuaremos acompanhando as eleições com a plena expectativa de que sejam conduzidas de forma livre, justa, transparente e credível, com todas as instituições relevantes operando de acordo”.
O governo norte-americano acredita que, em uma possível derrota, Bolsonaro fará o mesmo que o ex-presidente americano Donald Trump fez em 2021, provocando protestos que resultaram na tentativa de invasão ao Capitólio.
Os EUA estariam preocupados também com “relatos recentes de violência no Brasil”, embora não haja protestos violentos de apoio a Bolsonaro, pelo contrário, as manifestações de 7 de setembro demonstraram patriotismo e a esperança de um país livre e democrático.
Redação Exibir Gospel /Leiliane Lopes