Minha mãe derrama suas orações na página todas as manhãs.
Consistentemente, ela se senta à mesa da sala de jantar antes que mais alguém esteja acordado. Antes mesmo que a luz do sol invadisse o chão de linóleo. Antes de se exercitar, tomar café da manhã ou tomar banho, ela traz uma lista de agradecimentos e pedidos a Deus.
O caderno de anotações dela para pedidos de oração é simples: um bloco de notas simples, regido pela faculdade. Ele contém listas de nomes, circunstâncias e datas ao lado de cada um.
Dizer que minha mãe é uma guerreira de oração é um eufemismo. E ela não vive na nossa mesa da sala de jantar. Ela exemplifica isso na vida.
De vez em quando, quando eu crescia, vislumbrava meu nome perto do topo da lista dela, junto com os nomes de meu pai e irmã.
E ao lado do meu nome era geralmente uma necessidade, dependendo do que eu estava lidando na época. Hoje, sua lista também inclui o nome do meu noivo enquanto ela ora pelo nosso próximo casamento e casamento.
Mas e se dedicarmos algum tempo para aprender as necessidades de nossos amigos e vizinhos, para que possamos orar por eles como fazemos com os membros de nossa família? E se expandíssemos essas orações para incluir nossa cidade ou cidade?
Ou imagine ser ousado o suficiente para orar pelo mundo inteiro. Você precisaria de um caderno bem grande para anotar todos esses pedidos de oração!
Mas, apesar de parecer impossível orar pelo mundo, acredito que todos nós podemos “aprimorar” nosso jogo de oração e pedir a Deus alguns milagres genuínos.
Sexta-feira, 6 de março, é o Dia Mundial de Oração , iniciado pelas mulheres na década de 1890 que acreditavam que a oração é vital para as missões domésticas e estrangeiras. Também é o dia em que eles oram especificamente e buscam maneiras de apoiar mulheres e crianças carentes.
Mas tudo começa com o conhecimento do que está acontecendo com as pessoas em todo o mundo que vivem na pobreza.
De todas as histórias que escrevi para a World Help , a organização humanitária cristã em que trabalho, a que está gravada em minha memória é a história de Laura Grace. Se o nome dela fosse morar na lista de oração da minha mãe, seria algo assim:
Laura Grace , não pode alimentar seus filhos. Depressão. Ansiedade. Pensamentos suicidas.
A história dessa mulher partiria o coração de qualquer um. Ela é uma refugiada do Sudão do Sul que vive no Uganda. Suas rações mensais de comida são limitadas a um pouco de óleo e grãos, apenas o suficiente para durar sua família por duas semanas. Como seus filhos estão passando fome, Laura Grace parece um fracasso.
“Sinto vontade de cometer suicídio porque não tenho valor”, disse ela.
Lembro-me de assistir a entrevista dela e pensar: “Como posso ajudá-la?” Eu senti uma conexão e queria fazer alguma coisa. Embora eu não pudesse dar muito dinheiro, eu era rico em minha capacidade de fazer minhas orações por Laura Grace.
E é disso que se trata o Dia Mundial de Oração.
A oração está carregando os encargos uns dos outros perante o Senhor. E suportar os problemas de outra pessoa é o maior ato de amor que podemos oferecer. Minha mãe me ensinou isso.
Laura Grace e seus filhos ainda precisam de comida . Eles ainda precisam de orações também. Mas primeiro precisamos conhecer a história deles. Assim como minha mãe sabe orar por mim, precisamos procurar ativamente como orar por nosso mundo.
Não vai mudar de outra maneira.
Não podemos ignorar a situação dos refugiados . Não podemos esquecer as vítimas do furacão Dorian que ainda estão lutando para se reconstruir. Devemos elevar continuamente os crentes perseguidos em oração, mesmo que nunca saibamos seus nomes.
Precisamos dedicar nosso tempo, energia e finanças para ajudar essas pessoas. E começa explorando as necessidades dos outros – como qualquer pessoa no campo missionário faria.
Se o seu campo missionário significa viajar para as montanhas rurais da Guatemala para resgatar famílias famintas ou sentar-se à mesa da sala de jantar com um pequeno caderno de nomes e pedidos, você pode fazer a diferença.
A mudança global pode começar com você. Agora mesmo. E começa com a oração.