Siga nossas redes sociais
29/09/2025

Destaques

É falso que China ameaçou Israel para levar ajuda humanitária para Gaza

Published

on

Compartilhe

Circula nas redes sociais, desde 8 de abril de 2025, um vídeo que afirma que a China ameaçou Israel e os Estados Unidos caso derrubassem aviões com ajuda humanitária para Gaza. A informação é falsa. O vídeo mostra, na verdade, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lin Jian, comentando tarifas comerciais dos EUA.

A EFE Verifica checou que a fala de Lin Jian não tem relação com o conflito no Oriente Médio. Na gravação, ele responde ao anúncio do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, sobre novas tarifas a produtos chineses.

A declaração do porta-voz foi: “Se os Estados Unidos insistirem em uma guerra tarifária, a China lutará até o fim”. Não há menção a Israel, Gaza ou ajuda humanitária no discurso.

Também circula um vídeo que supostamente mostra aviões chineses lançando alimentos sobre Gaza. Essa gravação é, na verdade, de uma ação dos Emirados Árabes Unidos em março de 2024.

Portanto, não é verdade que a China tenha ameaçado Israel ou os Estados Unidos. A declaração foi sobre questões comerciais, e não sobre o envio de ajuda humanitária para Gaza.

A informação de que o governo chinês teria orientado seus cidadãos a deixarem Israel é antiga. Foi dada setembro de 2024, quando se agravou a crise entre Israel e o Líbano, após os inúmeros ataques do grupo Hezbollah contra o território israelense. Portando, o vídeo viral relacionando a fala do ministro chinês com esse pedido, não é verdadeiro.

Redação Exibir Gospel