Diversas entidades representativas endossam um documento adaptado do original assinado por cientistas internacionais, que conclama os cristãos a agir com sabedoria espiritual em meio à crise do coronavírus.
Várias das principais entidades evangélicas espanholas se uniram para apoiar uma declaração contra notícias falsas e teorias de conspiração infundadas neste tempo de pandemia . Cerca de um milhão de pessoas morreram devido à epidemia.
O documento original , denominado “Uma Declaração Cristã sobre a Ciência para os Tempos Pandêmicos”, foi postado no site do BioLogos, uma plataforma de fé e ciência criada pelo vencedor do Prêmio Templeton e renomado geneticista cristão evangélico Francis Collins .
Collins e outros cientistas cristãos estão envolvidos na pesquisa mundial para encontrar uma vacina que possa ajudar a derrotar o coronavírus .
Os cientistas cristãos espanhóis Pablo de Felipe e Daniel Casado, com a aprovação do BioLogos, fizeram “uma tradução fiel, com pequenas modificações, para melhor adaptá-la ao contexto espanhol ”.
O perigo da desinformação
Os signatários estão preocupados com o perigo da desinformação . Na Espanha, como em outros países europeus, também há crentes cristãos que se opõem à vacina ou compartilharam mensagens nas redes sociais apoiando as teorias da conspiração .
O documento conta com o aval das principais entidades evangélicas a nível eclesial , como a Aliança Evangélica Espanhola (AEE) e a Federação das Entidades Religiosas Evangélicas de Espanha (FEREDE), bem como as ligadas à ciência e à universidade , como o Centro de Ciência e Fé, Cristãos na Ciência, GBU (IFES) Espanha e a União Médica Evangélica (UME).
Além disso, há uma petição aberta no change.org , para que aqueles que se sintam identificados e apoiem esta proposta possam aderir.
“A ciência se tornou uma arma nas guerras culturais”
Os autores da carta “estão profundamente preocupados com a polarização e politização da ciência em praça pública quando tantas vidas estão em jogo”.
“A palavra ciência tornou-se uma arma nas guerras culturais. Os cientistas são difamados e suas descobertas são ignoradas, enquanto as teorias da conspiração se tornam virais . Infelizmente, os cristãos parecem igualmente suscetíveis a essas tendências ”, acrescentam.
De acordo com a declaração, “Cristãos atenciosos podem discordar sobre políticas públicas em resposta ao coronavírus, mas nenhum de nós deve ignorar evidências científicas claras ”.
“ Buscar o tratamento médico não é sinal de fraqueza na fé em Deus , mas uma aceitação grata dos dons de Deus”, destacam.
“Para equilibrar o chamado de Deus para se reunir com o chamado de Deus para proteger os vulneráveis”
Em relação aos cultos face a face nestes tempos de pandemia, o documento aponta que “as perdas econômicas e as dificuldades sociais da pandemia são dolorosas, e cristãos atenciosos discordarão sobre como equilibrar essas necessidades com as necessidades de saúde”.
“Ainda mais perto de nossos corações está o impacto da quarentena na comunhão da igreja. À medida que as igrejas reabrem , os cristãos precisam equilibrar o chamado de Deus para se reunir com o chamado de Deus para proteger os vulneráveis entre nós. Precisamos mais do que ciência para tomar essas decisões; precisamos que a fé bíblica seja sábia e perspicaz (Tiago 3: 13-18) ”, enfatiza.
Os cientistas afirmam que “como os cristãos ao longo da história mostraram durante outras pandemias, nossa fé é o que nos move a ter uma profunda compaixão pelos doentes, os jovens, os velhos e os vulneráveis, ao seguirmos o mandamento de Jesus de cuidar dos menores estes (Mateus 25: 31-36) ”.
“Seja vacinado, trabalhe por justiça, corrija a desinformação e ore”
É por isso que se comprometem a “ ser vacinados contra COVID-19 quando uma vacina segura e eficaz estiver disponível e conforme orientação de um médico, porque a vacinação é uma provisão de Deus que irá prevenir doenças, não apenas para nós, mas para os mais vulneráveis entre nos”.
Eles também se comprometem a ” corrigir as teorias de desinformação e conspiração quando os encontramos em nossas redes sociais e comunidades […] Trabalhar por justiça para as comunidades que mais sofreram com COVID-19, […], e” orar para que Deus curar os milhões de doentes, para confortar os milhares de famílias enlutadas, para sustentar pesquisadores biomédicos e de saúde pública enquanto trabalham para desenvolver uma vacina segura e eficaz ”.
Publicado em: Evangelical Focus – ciência – Evangélicos espanhóis defendem a ciência contra ‘notícias falsas’ e teorias da conspiração