Expolivro é aberta e ficará até dia 15/09 na Praça da Marisa, em Mogi
Carreta com mais de 150 livros oferece uma série de atividades de incentivo à leitura e ao exercício da cidadania; escolas interessadas podem agendar para receber as atrações
Uma carreta com mais de 150 livros voltados ao público infanto-juvenil, além de uma variedade de títulos destinados exclusivamente às mulheres chama atenção de todos que passam pelo largo do Rosário (Praça da Marisa), em Mogi das Cruzes. O veículo, que abriga a Expolivro – Paixão Pela Leitura – ficará estacionado no local até o dia 15 de setembro para oferecer à população uma série de atividades de incentivo à leitura e ao exercício da cidadania. O funcionamento é de segunda a sábado, das 9 às 18 horas e aos domingos, das 9 às 12 horas.
A abertura oficial do projeto desenvolvido pelo Instituto Vida para Todos (IVPT) foi realizada na manhã desta segunda-feira (23 de agosto) com a presença de várias autoridades locais. Entre os presentes, estavam a secretária de Cultura de Mogi, Kelen Chacon, a secretária adjunta de Cultura Lúcia Martins, o diretor Cultural Manoel Mesquita, o presidente da Comissão Antibullying da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Mogi das Cruzes, Dr. Juliano Duarte, a vereadora Maria Luiza Fernandes (SDD), a Malu Fernandes, além de alguns diretores de escolas.
Toda a cerimônia, assim como as atividades previstas na programação foram realizadas seguindo os protocolos sanitários com o uso de álcool em gel, máscaras e controle de público devido à pandemia da Covid-19.
Na abertura, o diretor do IVPT, André Dong, destacou a importância do projeto que visa percorrer todo o território brasileiro para estimular o gosto pela leitura:
“O brasileiro lê em média 2 livros por ano e 44% da população não pratica o hábito da leitura. Acreditamos que com essa iniciativa é possível espalhar a paixão pela leitura e com isso transformar vidas e a sociedade”, frisou.
Presente na cerimônia, o diretor da editora Árvore da Vida, Ildeu Rodrigues Santos, falou da importância da Expolivro para Mogi depois de um longo período de isolamento social imposto pela pandemia e que deixou sequelas emocionais na vida de inúmeras pessoas:
“Com a tecnologia e as mídias digitais as pessoas se distanciaram dos livros, mas nessa pandemia muitas pessoas recorreram à leitura, que é o que vai fazer diferença na sociedade e o que irá curar a população”, refletiu.
Com uma história de vida transformada pela literatura, a secretária de Cultura de Mogi, Kelen Chacon, falou da sua paixão pela leitura que não só a curou de uma depressão como a motivou fundar três clubes de leitura na cidade:
“Depois de um período nefasto ao longo dessa pandemia finalmente iniciamos o ‘contágio’ do bem com esse projeto. A leitura e a literatura são temas que me tocam profundamente e não tenho dúvidas do quanto ações como esta podem transformar vidas”, disse.
A carreta conta com 14 metros de comprimento e 2,80 metros de largura, mas dobra de tamanho quando aberta. Dentro, há uma grande biblioteca e livraria equipadas com telão, mesas, cadeiras e ar condicionado. O veículo comporta até 70 pessoas, mas devido à crise sanitária será permitido o máximo de 30 pessoas em seu interior, respeitando o distanciamento e demais cuidados. Um espaço anexo localizado na rua Afonso Pena, 57, nas proximidades do local, ficará à disposição para abrigar o público excedente e, com isso, evitar aglomerações.
Dentro do espaço está prevista a realização de uma série de apresentações teatrais, musicais, contação de histórias e palestras diversas com psicólogos, pedagogos e demais profissionais das áreas da saúde e educação. Os temas serão sempre voltados à inteligência emocional, saúde mental, valorização da família e formação de valores.
AGENDAMENTO DE ESCOLAS
As escolas das redes pública ou particular interessadas em receber as apresentações em suas unidades podem solicitar a presença da equipe mediante agendamento, que deve ser feito pelo número 9495-40131, com Carlos. As atrações são destinadas a todas as faixas etárias e direcionadas à toda comunidade escolar, abrangendo não só alunos, mas professores, funcionários e familiares.
O PROJETO
A Expolivro – Paixão Pela Leitura – é desenvolvida pelo Instituto Vida para Todos (IVPT) desde 1991 e já percorreu cerca de 30 cidades em todo País, além de municípios da América do Sul. Inicialmente, as atividades aconteciam em um ônibus adaptado, mas com o crescimento do projeto. O principal objetivo é transformar vidas por meio da leitura e de atividades que contribuam com o desenvolvimento social, educacional e cultural das pessoas.