Acusados de “ilegalidade” ou “perturbação”, aterrorizados e manipulados, numerosas igrejas domésticas são fechadas para se juntarem à igreja protestante oficial.
Desde que o novo Regulamento sobre Assuntos Religiosos entrou em vigor em fevereiro do ano passado, o PCCh tem focado suas repressões nos grupos religiosos que não estão dispostos a serem controlados pelo governo. Designados como organizações não autorizadas, foram submetidos a duras repressões e perseguições. Wang Yi, um bem conhecido pastor da igreja doméstica chinesa , chamou os regulamentos de “perversos da perspectiva da religião, ilegais da perspectiva da constituição e tolos da perspectiva da política”.
Inúmeras igrejas domésticas bem conhecidas foram fechadas em toda a China no ano passado: a Igreja de Sião e a Igreja Shouwang em Pequim, a Igreja da Aliança Primitiva da Chuva em Chengdu, a capital da província de Sichuan, no sudoeste , e muitas outras.
Igrejas domiciliares na província de Fujian , no sudeste da China, também vêm sofrendo severas perseguições. Em maio, uma das igrejas mais influentes e mais antigas da província – a Igreja Xunsiding, na cidade de Xiamen – foi fechada após quase 70 anos de existência. As igrejas restantes estão sob constante perigo de serem eliminadas.
Uma igreja de trinta anos de idade fechou
A Igreja Shiyijian de Xiamen, fundada em 1986, foi fechada por ordem das autoridades locais em junho, deixando mais de 200 crentes espiritualmente desabrigados.
De acordo com alguns membros da igreja, entre 2 e 9 de junho, funcionários do Departamento de Assuntos Étnicos e Religiosos, do Departamento de Segurança Pública e de outros departamentos do governo tentaram assediá-los repetidamente. Eles afirmaram que as reuniões na igreja eram ilegais, já que não haviam se juntado à Igreja dos Três Selfs aprovada pelo estado . As autoridades também alegaram que a caixa de doações da igreja constituía “financiamento ilegal” e o hinário publicado em Hong Kong usado pela igreja era uma “publicação ilegal”.
Em 13 de junho, um aviso de fechamento foi publicado na entrada da igreja. As autoridades retornavam à igreja toda semana para garantir que os crentes não retomassem suas reuniões.
“As autoridades disseram que os regulamentos do governo superam a constituição. Isso deve ser exposto no exterior, então as pessoas em países estrangeiros podem ver como o Partido Comunista é ilegal e como ele persegue os cristãos na China ”, disse um crente com ressentimento.
Seis dos ramos da igreja – a Igreja Hongsheng, a Igreja Yuanyang, a Igreja Jinshang, a Igreja Kangle, a Igreja Ruijing e a Igreja Jimei – também foram fechados em sucessão.
Em 22 de maio, o governo ordenou o fechamento de um local de encontro de cristãos idosos perto da Universidade de Xiamen, porque estava “incomodando as pessoas”. Ameaçados de serem multados pela polícia, os crentes não tinham escolha a não ser dispersar.
“Nós estamos nos reunindo aqui há mais de 20 anos. Agora o governo diz que estamos incomodando as pessoas. Se fôssemos, poderíamos ter realizado reuniões por tantos anos? ”, Um dos crentes do local de reunião disse com raiva.
Numerosos outros locais de reunião da igreja em Xiamen foram recentemente fechados; de acordo com alguns relatos da mídia, até 40 . Um diretor de uma igreja doméstica de Xiamen disse a Bitter Winter que as autoridades ameaçaram fechar todos os locais conhecidos da igreja local na cidade.
Junte-se à Igreja dos Três eus ou feche o rosto
Em Fuzhou, capital de Fujian, funcionários do Departamento de Assuntos Étnicos e Religiosos locais invadiram uma igreja evangélica durante um encontro no final de abril, alegando que “o local da reunião não era aprovado” e que “os crentes eram de fora da jurisdição”.
O ataque foi organizado porque a congregação estava se recusando a se juntar à Igreja dos Três Selfs. O diretor da igreja disse que se juntar à igreja estatal significa mudar sua fé. “ Os pregadores das três igrejas não podem falar sobre a criação do homem por Deus. Eles têm que falar sobre a teoria da evolução ”, explicou o diretor. “Mesmo sermões que mencionam a criação de Deus do homem, pecadores ou escatologia [a parte da teologia comumente referida como“ o fim dos tempos ”] são considerados inaceitáveis e abaixo do padrão. Algumas autoridades locais também exigem que os pregadores façam sermões com base em conteúdo emitido pelo governo. ”
Um membro do governo revelou que a identidade do diretor era conhecida há muito tempo pelas autoridades. Eles ameaçaram prender e interrogar os membros da congregação sobre qualquer suspeita forjada, como se houvesse criminosos ou usuários de drogas entre os crentes da igreja, se o diretor desobedecesse às suas exigências.
Desde que o local se recusou a se juntar à Igreja dos Três Self, foi encerrado. Para impedir que os crentes renovassem suas reuniões, o governo retirou à força todos os bancos do local da reunião.
Em maio, um local da reunião da Igreja Local na comunidade de Zhulinjing, no distrito de Gulou , em Fuzhou, também foi fechado pela polícia; mais de 200 crentes perderam seu lugar para adorar.
Durante o mesmo período, oficiais do governo invadiram outro local da reunião da Igreja Local em Fuzhou, pedindo para se unirem à Igreja dos Três Selfs. “Se você não concordar, o proprietário será multado em 200.000 RMB [cerca de US $ 30.000]”, ameaçaram os funcionários. O local da reunião foi forçado a parar de realizar reuniões.
“Assim que uma igreja doméstica se une à Igreja dos Três Seres, o governo primeiro controlará o que está sendo dito do pódio. Em segundo lugar, eles vão controlar a caixa de doações; e em terceiro lugar, os crentes serão submetidos a regulamentações governamentais, forçados a obedecer e seguir o partido. Caso contrário, eles se encontrarão no caminho da ruína ”, disse o diretor de uma igreja doméstica. “O governo envia seu pessoal para fazer sermões. No final, devemos nos submeter ao controle do governo em todos os aspectos, o que equivale a acreditar no Partido Comunista ”.
Fonte: Bitter Winter