Siga nossas redes sociais
25/11/2024

Curiosidades

Jerusalém: um selo raro do período do Segundo Templo foi descoberto na área do Muro das Lamentações

Published

on

Compartilhe

O selo impressionante, usado como um anel, é feito de pedra preciosa do tipo ametista em tons de roxo e lilás. Um pássaro aparece nele, e ao lado dele está um galho que os pesquisadores acreditam que provavelmente descreve o perfume do caqui que foi usado para produzir o incenso para o templo.

Foi uma descrição da fábrica de perfume de caqui descoberta pela primeira vez em uma descoberta arqueológica perto do Monte do Templo?

Durante uma atividade de filtração de solo arqueológico do sopé do Muro das Lamentações, que é operado pela Cidade de David no Parque Nacional de Tzurim, os participantes foram surpreendidos ao descobrir uma pedra oval e minúscula que serviu como um selo (gama) durante a Segunda Período do templo , cerca de 2.000 anos atrás.

O selo único, o primeiro desse tipo no mundo, é feito de uma pedra preciosa do tipo ametista em tons de roxo e lilás. Um canal através dele, no qual um fio de metal foi inserido, o qual foi usado para usar a pedra como um anel. As dimensões do selo oval são mínimas: tem 10 mm de comprimento, 5 mm de largura e 7 mm de espessura, era usado para assinar documentos e mercadorias e era uma joia da moda.

A pedra preciosa tem gravações de dois elementos: o primeiro elemento mostra um pássaro, provavelmente uma pomba, e ao lado dele um segundo elemento – um galho grosso, longo e arredondado com cinco frutos. Depois de examinar os resultados, os pesquisadores Eli Shukron, Prof. Shua Amorai-Stark e Malka Hershkovitz acreditam que a planta que aparece na pedra pode ser o conhecido perfume de caqui, mencionado na Bíblia, no Talmud e em fontes históricas.

O caqui, que provavelmente não se parecia com o fruto do caqui de hoje, é descrito nas fontes como uma planta cara que era usada para produzir remédios, pomadas e perfumes, e até fazia parte dos componentes do incenso que eram o incenso no templo.

De acordo com Shukron, que conduziu a escavação ao pé do Muro das Lamentações em nome da Autoridade de Antiguidades de Israel e da Cidade de David, “este é um achado importante, pois é a primeira vez que um selo foi descoberto no mundo que pode descrever a planta preciosa e famosa que só poderíamos ler em fontes e descrições históricas. “

O Prof. Amorai-Stark explicou: “Perto do final do período do Segundo Templo, o uso de selos de pedra se expandiu e eles se tornaram mais comuns.” Quando fomos examinar o selo, imediatamente notamos que o fruto nele era diferente de qualquer outro os frutos que encontramos até agora. “

“A pomba é um motivo positivo nos mundos helenístico, romano e judaico. Simboliza riqueza, felicidade, bondade e sucesso”, acrescentou o Prof. Amorai-Stark. Ela observou que sua gravação no selo deve atestar a identidade da pessoa que usava o anel. “Se for de fato o famoso e caro fruto do caqui, então é provável que o dono da foca fosse um judeu com recursos, visto que a produção e o comércio que ocorriam ao redor da planta do caqui eram controlados naquela época por judeus que viviam no Mar Morto.

Fonte:https://www.hidabroot.org/