Siga nossas redes sociais
30/12/2024

Destaques

Lançamento da Nasa SpaceX: tripulação do astronauta entra em órbita

Published

on

A tradicional "saída": a equipe de terno acenou para a família e amigos
Compartilhe

Quatro astronautas – três dos Estados Unidos e um do Japão – partiram da Flórida em uma missão para a Estação Espacial Internacional (ISS).

A tripulação entrou em órbita em um foguete e uma cápsula fornecidos pela empresa SpaceX.

É apenas a segunda vez que a firma fornece o serviço.

A agência espacial norte-americana Nasa disse que agora está entrando em uma nova era em que as viagens de rotina dos astronautas à órbita baixa da Terra estão sendo conduzidas por fornecedores comerciais.

Os quatro indivíduos que estão subindo até a ISS são os americanos Michael Hopkins, Victor Glover e Shannon Walker, e o experiente astronauta da agência espacial japonesa (Jaxa) Soichi Noguchi.

Ao participar desta missão, Noguchi torna-se apenas a terceira pessoa na história a deixar a Terra em três tipos diferentes de veículos espaciais, tendo anteriormente voado em Soyuz e hardware de ônibus espacial.

O foguete Falcon da tripulação e a cápsula Dragon deixaram a área no Kennedy Space Center às 19:27, horário local (00:27 GMT, segunda-feira).

Demorou 12 minutos para o Falcon colocar o Dragão na parte certa do céu e soltá-lo.

“Muito bem, foi um tremendo passeio”, disse o comandante da tripulação Mike Hopkins aos controladores. “Parabéns a todos. A resiliência está em órbita.”

“Resiliência” é o nome que os astronautas deram à sua cápsula.

O navio usará seus próprios propulsores para completar o resto da viagem até a estação. A atracação com a plataforma orbital está marcada para cerca de 0400 GMT na terça-feira.

Parabéns à NASA e à SpaceX pelo lançamento de hoje. É um testemunho do poder da ciência e do que podemos realizar aproveitando nossa inovação, engenhosidade e determinação. Uno-me a todos os americanos e ao povo do Japão para desejar boa sorte aos astronautas em sua jornada.- Joe Biden (@JoeBiden) 

16 de novembro de 2020

Quando a equipe chegar, se juntará a Kate Rubins, da Nasa, e aos cosmonautas da agência espacial russa (Roscosmos), Sergey Ryzhikov e Sergey Kud-Sverchkov.

Ter sete pessoas no posto avançado de 410 km de altura triplicará a quantidade de ciência que pode ser realizada em seu ambiente especial de microgravidade

A SpaceX assinou contratos com a Nasa avaliados em mais de US $ 3 bilhões (£ 2,3 bilhões) para desenvolver, testar e operar um serviço de táxi para astronautas.

Como parte desse relacionamento, a empresa realizou uma missão de demonstração em maio, na qual os astronautas Doug Hurley e Bob Behnken foram levados para a estação e depois voltaram em segurança para a Terra.

Os arranjos contratados também prevêem seis missões “operacionais”, ou de rotina – sendo este o primeiro vôo.

“O grande marco aqui é que agora estamos saindo do desenvolvimento e teste para voos operacionais. E, de fato, este voo operacional foi licenciado pela Federal Aviation Administration. Portanto, este é um lançamento verdadeiramente comercial”, comentou o administrador da Nasa, Jim Bridenstine .

A Nasa tem um acordo semelhante com a empresa aeroespacial Boeing, embora seu serviço esteja mais de um ano atrás do SpaceX.

A agência diz que seu novo modelo de terceirização de transporte para a órbita baixa da Terra está economizando bilhões de dólares em custos de aquisição.

Ele pretende usar essas economias para financiar suas ambições na Lua e em Marte. Para tanto, a Nasa está perto de testar o novo foguete gigante que encomendou para levar os astronautas de volta à superfície lunar, uma meta que espera atingir em 2024, ou logo depois.

Hopkins, Glover, Walker e Noguchi ficarão na ISS por seis meses.

Pouco antes de retornarem à Terra, eles serão acompanhados por outra tripulação lançada pela SpaceX para uma breve transferência.

Na verdade, o ano que vem será muito agitado para o provedor de serviços californiano, com muitas viagens até a estação feitas por suas versões com tripulação e apenas de carga do Dragon.

“Nos próximos 15 meses, devemos voar cerca de sete missões do Dragão. E esta missão representa o início de um Dragão em órbita continuamente – batendo na madeira – e certamente é realmente o início de uma nova era no voo espacial humano”, disse SpaceX Gwynne Shotwell.

O presidente da empresa esteve presente na Kennedy, desempenhando funções de mídia no lugar do fundador e CEO Elon Musk, que supostamente sofre de um leve caso de Covid.

Motores
legenda da imagemUma cena dramática dos motores Merlin disparando na base do foguete Falcon

A Nasa aposentou seus ônibus espaciais alados em 2011. Nos anos seguintes, ela comprou assentos para seus astronautas em veículos russos Soyuz.

Astronautas nesses táxis espaciais levarão esses experimentos liderados pelo Reino Unido de e para a estação espacial. E muito da ciência pode realmente ser operado remotamente a partir do solo.

Também podemos ver astronautas britânicos voando neste veículo no futuro.

linha
O terminal da antena
legenda da imagem O terminal da antena britânica será conectado à estação durante uma caminhada no espaço

Fonte: BBC News

Continue Reading
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.