Nesta segunda-feira (13), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou que há pelo menos 11 casos confirmados de pessoas com a variante ômicron da Covid-19.
Queiroga participava de um evento da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, onde aconteceu a inauguração de um Biobanco Covid-19, onde amostras biológicas serão armazenadas e processadas para pesquisa de desenvolvimentos tecnológicos.
Durante sua participação, o ministro declarou que acredita que há muitas outras pessoas com a variante que ainda não tiveram a confirmação. “Vivemos estreitados com outras possíveis variantes da Covid, como é o caso da variante Ômicron. Já foram identificados 11 casos aqui no Brasil e com certeza deve haver mais”, afirmou.
Desses casos confirmados, cinco estão no Estado de São Paulo, dois no Distrito Federal, dois no Rio Grande do Sul e dois em Goiás.
Outra declaração importante do chefe da Saúde é para que os países que registrem variantes não sejam ‘punidos’ ou sofram qualquer preconceito. “Quando se identifica uma variante não é o caso de punir o país que identificou, temos que aplaudir que ele identifica essas variantes do vírus, para que possamos nos preparar melhor para combater essas ameaças imprevisíveis causadas por mutações do vírus”.
Por:Leiliane Lopes