Siga nossas redes sociais
25/11/2024

Destaques

Os refugiados afegãos chegam aos EUA; Biden diz que os números podem subir para 65.000

Published

on

Povo afegão senta-se dentro de uma aeronave militar dos EUA para deixar o Afeganistão, no aeroporto militar de Cabul em 19 de agosto de 2021, após a tomada do Talibã no Afeganistão. | SHAKIB RAHMANI / AFP via Getty Images
Compartilhe

Os primeiros grupos de evacuados afegãos chegaram ao Aeroporto Internacional de Dulles no sábado, uma semana após a tomada do Talibã no Afeganistão.

Em uma reunião do Departamento de Defesa no Pentágono no sábado, o major-general do Exército Hank Taylor disse a repórteres que três voos transportando evacuados afegãos pousaram em Dulles, perto de Washington, DC, e esses evacuados serão transferidos para Fort Bliss no Texas “para processamento posterior . “

Na quinta-feira, “o exército dos EUA transportou cerca de 6.000 desabrigados em um único dia”, disse Taylor. “Nas últimas 24 horas, seis C-17 militares americanos e 32 fretados partiram de Cabul. Por meio desse esforço combinado, a contagem total de passageiros para esses voos foi de aproximadamente 3.800.”

Centenas de outros refugiados afegãos a bordo do avião C-17 Globemaster chegaram à Base Aérea dos Estados Unidos de Ramstein, na Alemanha, vindos do Catar no sábado. 

Desde a operação de evacuação em 14 de agosto, Taylor disse que 17.000 pessoas foram evacuadas de Cabul, acrescentando que, dessas, 2.500 são cidadãos americanos. Outros 22.000 foram realocados desde o final de julho.

“Eu acrescentaria que profissionais de inteligência, aplicação da lei e contraterrorismo estão conduzindo triagem e verificação de segurança para todos os SIV (vistos especiais de imigrante) e outros – afegãos vulneráveis ​​- antes de serem autorizados a entrar nos Estados Unidos”, disse ele. 

Taylor acrescentou que 5.800 soldados americanos permanecem no terreno para fornecer segurança no aeroporto de Cabul.

A situação no aeroporto controlado pelos EUA em Cabul continua caótica, entretanto.

O Ministério da Defesa do Reino Unido disse em um comunicado à imprensa no domingo que sete civis afegãos morreram esmagados do lado de fora do aeroporto enquanto multidões tentavam embarcar em aviões de evacuação.

“As condições no terreno continuam extremamente desafiadoras, mas estamos fazendo tudo que podemos para administrar a situação da maneira mais segura e protegida possível”, disse a DW , que disse que os combatentes do Taleban também geraram pânico ao atirar para o ar para controlar a multidão. .

O presidente Joe Biden disse em uma entrevista ao ABC News na semana passada que até 65.000 afegãos podem ser evacuados.

Na base aérea dos EUA na Alemanha, mais de 2.000 evacuados chegaram de Cabul desde a noite de sexta-feira, informou a CNN .

O Departamento de Defesa dos EUA tuitou que uma mãe afegã deu à luz enquanto estava a bordo de um avião da Força Aérea dos EUA, pouco antes do toque na base militar dos EUA na Alemanha.

Cidadãos americanos no Afeganistão foram instruídos no sábado a não viajar para o aeroporto de Cabul devido a ameaças à  segurança . O Journal Gazette disse que as ameaças potenciais do Estado Islâmico contra os americanos forçaram os militares dos EUA a desenvolver novas formas de levar os evacuados ao aeroporto.

O secretário de imprensa do Pentágono, John Kirby, confirmou durante o briefing do Departamento de Defesa no sábado que americanos foram espancados pelo Taleban enquanto tentavam chegar ao aeroporto.

“Estamos cientes de casos esporádicos em que eles não são permitidos, em que há algum assédio acontecendo e, sim, alguma violência física ocorreu” na última semana, disse Kirby. “O que parece estar acontecendo é que nem todos os combatentes do Taleban receberam a palavra ou decidiram não obedecer à palavra [para permitir que os americanos cheguem ao aeroporto].”

De acordo com oficiais militares, o espaço para até 22.000 evacuados foi liberado, mas o número de evacuados provavelmente será muito maior. 

Os governadores dos EUA disseram que estariam dispostos a receber evacuados afegãos.

“Estamos ansiosos para continuar essa prática e ajudar no reassentamento de indivíduos e famílias que fogem do Afeganistão, especialmente aqueles que ajudaram bravamente as tropas, diplomatas, jornalistas e outros civis dos EUA nos últimos 20 anos”, o governador de Utah Spencer Cox, um republicano, disse em um comunicado.

“Já estamos trabalhando para que muitos refugiados entrem e trabalhem com (grupos comunitários) e organizações sem fins lucrativos para garantir que eles se sintam bem-vindos e celebrados como membros de nossa comunidade”, disse o governador da Califórnia Gavin Newsom, um democrata , disse.

Após a retirada das tropas americanas no Afeganistão, o Taleban rapidamente assumiu o controle de grande parte do país, eventualmente tomando a capital Cabul e forçando o governo a fugir.

Em resposta à velocidade inesperada com que retomaram a nação, dezenas de milhares de americanos, aliados afegãos e outros tentaram desesperadamente deixar o país.

Um retorno ao domínio do Taleban no Afeganistão levou muitos a expressarem preocupação com o tratamento dispensado às mulheres, bem como às minorias religiosas, como a pequena comunidade cristã.

Fonte : https://www.christianpost.com/news/