Siga nossas redes sociais
21/01/2026

Destaques

Papa alerta para violência jihadista e riscos à liberdade no Ocidente

Published

on

Compartilhe

O papa Leão XIV denunciou a violência jihadista e alertou para a redução da liberdade de expressão no Ocidente durante discurso ao corpo diplomático, na última sexta-feira (9), no Vaticano.

Segundo o pontífice, uma ideologia “de estilo orwelliano” tem se espalhado em países ocidentais e limitado o debate público. Para ele, novas formas de linguagem, criadas sob o argumento da inclusão, acabam excluindo quem não segue determinadas visões.

“É doloroso ver como, especialmente no Ocidente, o espaço para a verdadeira liberdade de expressão está diminuindo rapidamente (…) Ao mesmo tempo, está se desenvolvendo uma nova linguagem orwelliana que, na tentativa de ser cada vez mais inclusiva, acaba excluindo aqueles que não se conformam às ideologias que a alimentam.”, disse o Papa Leão XIII, segundo a Fox News.

Leão XIV afirmou ainda que a liberdade de consciência sofre pressão crescente, inclusive em Estados que se dizem democráticos. O papa destacou que uma sociedade livre deve proteger a diversidade de ideias e evitar a imposição de uniformidade.

No mesmo discurso, o pontífice condenou a violência jihadista e chamou atenção para a perseguição a cristãos em várias regiões do mundo. Ele citou ataques em países como Nigéria, Bangladesh, Moçambique, além de um atentado contra uma paróquia em Damasco.

De acordo com dados mencionados pelo papa, milhões de cristãos vivem sob risco constante, especialmente na África Subsaariana, onde muitos foram forçados a deixar suas casas por causa de conflitos e ataques extremistas.

Portal Exibir Gospel