Uma nova pesquisa do Espro (Ensino Social Profissionalizante), realizada em parceria com a consultoria Diverse Soluções, mostra que 70% dos adolescentes e jovens brasileiros seguem alguma religião, crença ou prática espiritualista. Além disso, 80% conhecem ou já ouviram falar em tolerância religiosa. No entanto, não são raras as situações de intolerância ou preconceito presenciadas em espaços religiosos.
Dos 3.203 participantes da pesquisa (jovens de todo o Brasil, com idades entre 14 e 24 anos e atendidos por programas e projetos do Espro), 55% já sentiram ou presenciaram episódios de preconceito em igrejas, templos, sinagogas, mesquitas, terreiros e espaços afins. Apesar de o percentual ser menor do que em outras instâncias do dia a dia como escola ou faculdade (78%), serviços de transporte, saúde, restaurantes, lojas ou eventos (72%) e ambiente familiar (61%), os locais religiosos são onde os jovens mais sentem o preconceito acontecer sempre (9%) – nessa categoria, a sala de aula e o convívio familiar vêm em seguida (6%).
Os espaços religiosos também são os locais em que os adolescentes e jovens brasileiros mais se veem em situações de esconder ou omitir alguma característica pessoal (identidade de gênero, orientação afetivo-sexual, etnia ou deficiência, por exemplo): 12% dizem fazê-lo sempre. O ambiente familiar vem logo atrás, com 11%.
Além disso, os espaços religiosos lideram entre os ambientes que os jovens afirmam já terem deixado de frequentar por não se sentirem seguros ou confortáveis para vivenciarem suas diversidades: 9% disseram fazê-lo sempre, enquanto 7% afirmaram que isso acontece muitas vezes.
Entre os 3.203 jovens ouvidos pelo levantamento e que dizem seguir uma religião, a maior parcela é de evangélicos/protestantes (26,4%). Em seguida, vêm os católicos (21,2%). Quase 8% são umbandistas ou candomblecistas.
A Pesquisa Diversidade Jovem Espro/Diverse foi realizada por meio de um questionário online, com coleta de respostas no período de 8 de outubro a 7 de novembro de 2025. O grau de confiabilidade é de 99%, com margem de erro de 2%.
Sobre o Espro
O Espro (Ensino Social Profissionalizante) atua na inserção de adolescentes e jovens em vulnerabilidade social no mundo do trabalho, por meio da socioaprendizagem, oferecendo uma extensa jornada gratuita, que começa nos Projetos de Formação para o Mundo do Trabalho (patrocinados ou personalizados para nossos parceiros) e segue no Programa de Aprendizagem Profissional ou no Programa de Estágio. Dessa forma, a entidade contribui com seis dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU: trabalho decente e crescimento econômico, redução das desigualdades, educação de qualidade, saúde e bem-estar, erradicação da pobreza e parcerias e meios de implementação.
O objetivo principal do Espro é permitir aos jovens do Brasil desenvolver seus talentos para que assumam o protagonismo da construção do seu futuro e de uma sociedade mais inclusiva, bem como apoiar suas famílias e comunidades, seja por meio de projetos de capacitação ou assistência social.
Em 47 anos de existência, a entidade encaminhou mais de 725 mil jovens para sua primeira oportunidade de emprego e realizou mais de 1,3 milhão de atendimentos sociais, englobando visitas domiciliares, acompanhamentos psicológicos, visitas técnicas, oficinas de geração de renda, encaminhamentos para a rede de apoio e outras iniciativas para desenvolver e melhorar a vida e o ambiente na jornada destes jovens e das comunidades onde vivem.
As empresas e parceiros do Espro têm acesso a um portfólio completo de soluções de recrutamento de jovens com a finalidade de transformar a sociedade por meio de projetos de impacto social idealizados para cada uma de suas necessidades.
O Espro tem 6 filiais e 56 unidades de atendimento regionais espalhadas pelo Brasil, alcançando 443 municípios, capacitando anualmente mais de 40 mil jovens por meio dos programas e projetos. Para ampliar sua capilaridade nacional, a entidade criou a Rede de Aprendizagem Espro, que estabelece alianças com outras organizações para fazer o acolhimento dos jovens de forma colaborativa, por meio do seu Sistema de Aprendizagem.
##
Sobre a Diverse
A Diverse Soluções é um ecossistema de negócios em diversidade e inclusão que está no mercado desde 2017, fundada por Beatriz Santa Rita, especialista no tema. A Diverse atua com os principais temas da agenda de diversidade, e oferece serviços de pesquisa, consultoria estratégica e educação corporativa em diversidade e inclusão, além de programas de apoio à carreira de profissionais negros. Ao longo de sua trajetória a Diverse já apoiou mais de 50 empresas e organizações em todo o Brasil, e desde o início de 2024 é a parceira do Espro na implementação de seu programa interno de diversidade. Mais informações no site.