Imagem: Dudu Torres | Mundo Estranho
O Livro das Revelações costuma gerar muitas polêmicas entre os cristãos
por Cris Beloni
Apocalipse é um livro realmente provocativo. Tem gente que nunca leu, mas morre de medo. E tem gente que já leu e não entendeu nada. Se você se encaixa em uma dessas situações, então faz parte de um público relativamente grande.
O primeiro passo é compreender por que o livro de Apocalipse faz parte da Bíblia e o que ele quer dizer com todas aquelas profecias. Antes, porém, é recomendável a leitura de todos os seus capítulos.
Apocalipse e escatologia são a mesma coisa?
Apocalipse quer dizer revelação. Escatologia é a parte da teologia que estuda sobre os últimos eventos da história do mundo. Então o livro de Apocalipse faz parte dos estudos escatológicos.
Tema do livro de Apocalipse
Os cristãos do tempo de João, escritor inspirado para escrever o livro, estavam enfrentando um período de intensa perseguição, motivo pelo qual João estava preso na ilha de Patmos, por volta de 95 d.C.
Então, o apóstolo escreveu uma carta para encorajar os fieis, alertando que eles deveriam permanecer firmes em sua fé. Mas não era uma carta comum, cada uma das palavras que João escreveu fazia parte da visão que Jesus Cristo havia dado a ele. Nessa visão, havia profecias tanto para aquela época quanto para um futuro distante. Perceba isso no texto a seguir:
“Escreva, pois, as coisas que você viu, tanto as presentes como as que estão por vir.” (Ap 1.19)
Resumindo, o tema principal de Apocalipse é a segunda vinda de Jesus Cristo.
Forma literária de Apocalipse
O leitor precisa reconhecer que é um tipo de texto especial. Apocalipse apresenta um estilo altamente simbólico. As visões podem parecer estranhas para os ocidentais, mas a própria obra oferece indícios para a sua interpretação. Por exemplo, as estrelas são anjos, candelabros são igrejas e a “grande prostituta” é a Babilônia.
Além disso, há algumas características próprias do livro, como o uso frequente do número 7, que representa a perfeição. Seu conteúdo é fascinante e, embora a descrição dos acontecimentos seja um tanto “pesada”, o objetivo do livro é consolar e animar os cristãos. A mensagem é encorajadora e mostra que Jesus Cristo está sempre presente e que Ele vencerá como Rei triunfante.