A partir de 6 de novembro, mediante agendamento, o público poderá conhecer a 45ª unidade do Sesc no estado de São Paulo
Outubro de 2021 – O Sesc São Paulo divulga a abertura de sua nova unidade de Mogi das Cruzes. Muito aguardado pela comunidade local, o espaço de 27.287 m², com área coberta de 2.000 metros quadrados, traz para Mogi – município de 450 mil habitantes, localizado na Região Metropolitana de São Paulo – equipamentos de lazer, esportes, cultura, educação e saúde do Sesc São Paulo, ainda em fase de reabertura gradual para garantir a proteção de funcionários e público frente à Covid-19.
A partir do dia 6 de novembro, às 14h, o público pode conhecer a unidade, mediante agendamento, que poderá ser realizado a partir do dia 3 de novembro. Para a abertura, o Sesc São Paulo apresenta a exposição Ausente Manifesto: ver e imaginar na arte contemporânea, com curadoria de Cauê Alves e Pedro Nery. A mostra é fruto de uma parceria com o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo. O acordo prevê ainda outras atividades conjuntas pelos próximos dois anos. A exposição traz 35 obras do acervo do MAM e também de seu Clube de Colecionadores, com artistas como Adriana Varejão, Antonio Dias, Ernesto Neto, José Damasceno, Lenora de Barros, Marepe, Nelson Leirner, Nuno Ramos, Regina Silveira, entre outros.
“Com essa nova unidade, temos a oportunidade de expandir a ação cultural e educativa do Sesc aos moradores de Mogi das Cruzes e região, com programações nos campos dos esportes, da cultura, da educação, da saúde e alimentação, valorizando o lazer e o tempo livre da comunidade. Pretendemos construir uma relação de diálogo, trocas e aprendizados mútuos com o público frequentador”, afirma o Diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda.
Unidade é localizada em clube conhecido pela comunidade
Cedido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes para o Sesc São Paulo, o local era conhecido como Centro Esportivo do Socorro. Com vocação para os esportes, abrigou diversas modalidades como a natação, com uma piscina bastante frequentada pela população local; além do judô e do beisebol, esportes influenciados pela presença da comunidade japonesa na cidade, com gerações de famílias dedicadas ao desenvolvimento e ao ensino dessas práticas.
A partir da cessão do novo espaço, o Sesc São Paulo iniciou uma série de adequações e reformas para o início de suas atividades. A infraestrutura conta com espaços como o Galpão, demúltiplo uso, para shows, espetáculos e exposições; o Centro de Educação Ambiental, que realizará oficinas, vivências e outras atividades na área de educação para sustentabilidade, o Espaço de Tecnologias e Artes, o Espaço de Brincar e Juventudes, voltado às crianças, além de piscina, sala de ginástica, duas quadras poliesportivas, espaços livres para a realização de eventos e recreação e um café.
Além de todos os serviços realizados pelo Sesc São Paulo, a unidade Mogi das Cruzes também funcionará como um grande parque por estar em uma extensa área verde aberta e arborizada. Neste espaço voltado para o lazer e a convivência, também foi criada uma pista de caminhada para práticas físico-esportivas.
Intervenções artísticas na unidade
Diversos artistas foram convidados para fazerem intervenções visuais nos espaços do Sesc. A fotógrafa, ilustradora e artista Sheyla Ayo, junto com duas artistas da cidade, Lígia do Céu e Sarah Key, fará um trabalho no muro do campo da unidade. Dedicado ao estudo da pintura de grandes dimensões, o artista paulistano Fábio Menino fará uma intervenção nas paredes externas dos vestiários. Na edificação próxima ao Centro de Educação Ambiental, a arquiteta e artista Laura Loli desenvolverá um de seus trabalhos relacionados às suas pesquisas sobre a paisagem natural e ao uso de pigmentos extraídos da terra. O ilustrador e designer Edson Ikê também proporá um trabalho em lambe-lambe numa parede próxima ao espaço da Ginástica Multifuncional.
A unidade só poderá ser acessada pelo público que fizer o agendamento. Serão dois agendamentos em separado: uma visita guiada aos espaços da unidade; e a visitação da exposição. Ambos poderão ser feitos a partir do dia 3 de novembro pelo aplicativo Credencial Sesc SP e pelo site sescsp.org.br/mogidascruzes.
Sesc, Mogi das Cruzes, sustentabilidade e educação ambiental
O município de Mogi das Cruzes fica localizado no chamado “cinturão verde” do estado de São Paulo, na região chamada Alto Tietê. A abundância de espaços naturais e a presença de mananciais ajudam a melhorar o clima e a qualidade do ar, além de contribuir para a existência de uma rica biodiversidade local. Em razão da altitude, do clima ameno e fresco e da abundância de água, condições que favorecem o desenvolvimento de verduras, Mogi das Cruzes é também conhecida por sua produção de hortaliças, flores, frutas e cogumelos comestíveis. A preservação ambiental de Mogi é uma de suas principais características, contabilizando 65% do município.
Pensando no contexto deste território, o Sesc traz para Mogi das Cruzes um dos destaques da sua programação, o Centro de Educação Ambiental, com cursos, palestras, oficinas e vivências. Organizadas sob dois pilares estruturais, que são Educação Ambiental e Permacultura, o CEA terá três eixos de atuação. O primeiro é Bioconstrução, com técnicas construtivas de baixo impacto ambiental, que usam materiais locais, conhecimentos ancestrais e resgatam saberes manuais, a exemplo da técnica de taipa de mão ou pau a pique. A própria criação do espaço incorporou diferentes técnicas de bioconstrução e terá também captação de água da chuva, zona de raízes, jardim de chuva, composteiras, telhado verde e horta agroecológica.
O segundo eixo chama-se Manejo de Água e Resíduos, para o qual o CEA destina um olhar cuidadoso para a coleta e o tratamento de água, além de implementar a compostagem para resíduos orgânicos. Por último, o eixo Cultivo e Conservação foca principalmente o cultivo de hortas com canteiros elevados, uma miniagrofloresta, áreas de adubação verde e ainda o manejo da vegetação da área aberta da unidade.
Nas paredes internas do Centro de Educação Ambiental, haverá um mural ilustrado pela professora, arte-educadora e ilustradora Amanda Esteves, contando a história da cidade de Mogi das Cruzes. Ela fará o trabalho a partir dos elementos que compõem a cultura e identidade do município, como os povos indígenas, negros, migrantes e imigrantes. A artista também desenvolverá um segundo mural vazado com o desenho do mapa da cidade, propondo uma reflexão sobre o futuro desejado para esse território, considerando os potenciais socioambientais locais e os princípios da Permacultura e da Educação Ambiental.
Projeto Água de Beber
Com o objetivo de diminuir a circulação de plásticos e microplásticos nos oceanos por meio de seu descarte inadequado, o Sesc São Paulo, em 2020, deixou de vender garrafas de água sem gás em suas unidades. A unidade de Mogi das Cruzes também seguirá a regra, e o público poderá trazer seu próprio utensílio pessoal para se servir à vontade de água gratuita e de qualidade em bebedouros e purificadores.
OS ESPAÇOS DA NOVA UNIDADE
Praça de Convivência
Espaço de estar ao ar livre, com bancos, árvores e sinal wi-fi.
Central de Atendimento
Espaço destinado ao credenciamento no Sesc e informações sobre a programação e serviços. Atendimento mediante agendamento prévio, realizado no aplicativo Credencial Sesc SP, disponível na Google Play e na App Store, ou pelo site centralrelacionamento.sescsp.org.br.
Loja Sesc
Para a abertura do Sesc Mogi das Cruzes, a Loja Sesc apresenta a linha Sesc em Obras – J. Borges, com produtos exclusivos como bolsas, sacolas, copos, canecas, entre outros, inspirados na obra do artista, cordelista e poeta pernambucano José Francisco Borges.
Espaço de Leitura
Conta com cerca de 300 títulos entre livros, jornais e revistas, disponíveis para consulta local e com acessibilidade para pessoas de baixa visão. A programação vai trazer encontros com escritores, cursos e oficinas, além de espetáculos de literatura e música.
Espaço de Brincar
O ambiente lúdico acolhe bebês e crianças até 6 anos e seus adultos de referência com ambientação para incentivar os diversos brincares e valorizar as interações, com o espaço inspirado nas cores, formas e texturas da natureza da região.
Espaço de Brincar (externo)
Com o objetivo de estimular a autonomia, desafios e brincadeiras coletivas entre crianças de quatro a doze anos, o espaço é dedicado ao livre brincar.
Sala do Curumim
A partir dos elementos naturais de Mogi, a sala tem paleta de cores que remete à Mata Atlântica, mobiliários e equipamentos que darão suporte às atividades voltadas ao desenvolvimento integral de crianças de 07 a 12 anos.
Espaço Juventudes
Com o objetivo de estimular o protagonismo das juventudes, o espaço traz mobiliários e elementos que favorecem sua ocupação e valorizam as intervenções realizadas por adolescentes e jovens.
Galpão
Espaço para realização de eventos e apresentações artísticas como exposições, espetáculos cênicos e musicais, exibições audiovisuais e performances.
Espaço de Tecnologias e Artes
Misto de laboratório, ateliê e lugar de experimentações para cursos, oficinas e processos abertos em tecnologias digitais e analógicas para públicos de todas as idades.
Salas de Múltiplo Uso
Cursos, oficinas, vivências e aulas abertas das mais diversas técnicas manuais e artesanais serão oferecidos neste espaço, voltado para o desenvolvimento artístico de adultos e crianças.
Sala de Ginástica Multifuncional
O espaço conta com equipamentos e acessórios para o desenvolvimento do Programa de Ginástica Multifuncional (GMF), que promove o desenvolvimento de habilidades motoras e capacidades físicas de forma integrada e equilibrada.
Quadras Poliesportivas
Espaços para práticas esportivas como basquete, handebol, vôlei e futsal, onde serão desenvolvidos diferentes esportes, adaptados ou não, que integram o Programa Sesc de Esportes.
Piscina
Piscina semiolímpica onde serão desenvolvidos os cursos regulares de hidroginástica e práticas aquáticas, que integram o Programa de Atividades Aquáticas, além do uso livre para recreação e banho de sol. É necessário ser credenciado e estar com exame dermatológico válido.
Vestiários
Instalações preparadas para receber o público que frequenta as atividades da unidade. Equipados com armários, chuveiros e sanitários.
Pista de Caminhada
Instalação pavimentada de aproximadamente 500 metros de comprimento, sinalizados para que o público possa realizar a prática de caminhadas e corridas de maneira autônoma.
Comedoria
Cafés e acompanhamentos para saborear em um local acolhedor, ao ar livre.
Acessibilidade
Espaço com caminhabilidade acessível, com rampas e rotas de fluxos de pessoas no interior da unidade dentro das normas de acessibilidade, bem como trechos de piso podotátil de alerta, corrimãos de dupla altura com braile em escadas e rampas, sinalização e iluminação noturna adequada, piscina acessível, mapa tátil da unidade e do Centro de Educação Ambiental (CEA).
Retomada gradual e comprovante de vacinação
O Sesc São Paulo está retomando gradualmente suas atividades. Mas para manter a segurança sanitária de funcionários e público frente à Covid-19, há a necessidade de apresentação de comprovante de vacinação (pelo menos a primeira dose), e documento com foto. Todas as atividades no Sesc Mogi das Cruzes deverão ser agendadas e o público deverá apresentar o comprovante de vacinação físico ou digital, recebido no ato da vacinação ou o comprovante digital, disponibilizado pelas plataformas VaciVida e ConecteSUS ou pelo aplicativo e-saúdeSP. Para mais informações, acesse: www.sescsp.org.br/voltagradual. O distanciamento físico, a utilização de máscara cobrindo boca e nariz, assim como a medição de temperatura dos visitantes na entrada da unidade serão obrigatórios.
Sobre o Sesc São Paulo
Com 75 anos de atuação, o Sesc – Serviço Social do Comércio conta com uma rede de 44 unidades (serão 45, com a unidade Mogi das Cruzes), no estado de São Paulo e desenvolve ações com o objetivo de promover bem-estar e qualidade de vida aos trabalhadores do comércio, serviços, turismo e para toda a sociedade. Mantido pelos empresários do setor, o Sesc é uma entidade privada que atua nas dimensões físico-esportiva, meio ambiente, saúde, odontologia, turismo social, artes, alimentação e segurança alimentar, inclusão, diversidade e cidadania. As iniciativas da instituição partem das perspectivas cultural e educativa voltadas para todas as faixas etárias, com o objetivo de contribuir para experiências mais duradouras e significativas. São atendidas nas unidades do estado de São Paulo cerca de 30 milhões de pessoas por ano. Hoje, aproximadamente 50 organizações nacionais e internacionais do campo das artes, esportes, cultura, saúde, meio ambiente, turismo, serviço social e direitos humanos contam com representantes do Sesc São Paulo em suas instâncias consultivas e deliberativas. Mais informações em www.sescsp.org.br/pt/sobre-o-sesc.
Redes sociais Sesc Mogi das Cruzes:
Facebook – https://www.facebook.com/sescmogidascruzes
Instagram – instagram.com/sescmogidascruzes
Site – https://www.sescsp.org.br/mogidascruzes
Serviço
Abertura unidade Sesc Mogi das Cruzes
Dia 6 de novembro, a partir de 14h
Agendamentos para conhecer os espaços da unidade: a partir do dia 3 de novembro pelo aplicativo Credencial Sesc SP ou pelo site sescsp.org.br/mogidascruzes
Endereço: Rua Rogério Tacola, 118, Bairro do Socorro, Mogi das Cruzes, SP
Horário de funcionamento:de terça a sexta, das 13h às 22h
Sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h
Informações técnicas:
Arquiteto Responsável: AP Arquitetos
Área do terreno: 27.287 m²
Área construída total: 2.000 m²
Exposição Ausente Manifesto: ver e imaginar na arte contemporânea
Curadoria Cauê Alves e Pedro Nery
Abertura: dia 6 de novembro, a partir de 13h
Até 20 de fevereiro de 2022
Classificação indicativa: Livre
Agendamentos para a exposição: a partir do dia 3 de novembro pelo aplicativo Credencial Sesc SP e pelo site: sescsp.org.br/mogidascruzes
Entrada gratuita
Informações à imprensa Abertura Sesc Mogi das Cruzes
Buriti Comunicação
Paula Corrêa | paula@buriticomunicacao.com | 11 9 8339-4867