Nesta terça-feira (31), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, sancionou a lei que autoriza a distribuição gratuita de medicamentos à base de canabidiol pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Assim, todo paciente que tenha prescrição médica para utilizar o medicamento poderá retirá-lo nos postos de saúde, mediante a receita.
A lei sancionada foi aprovada pela Assembleia Legislativa em 21 de dezembro de 2022, tendo o deputado estadual Caio França (PSB) como autor. O foco é que este medicamento auxilie no tratamento principalmente de pessoas com autismo, síndromes raras, Parkinson e outras.
Ao assinar a lei, Tarcísio revelou que tem crianças de sua família que dependem deste medicamento e que ele reconhece a importância deste projeto.
“É triste ver uma criança, que deveria estar brincando, tendo uma convulsão atrás da outra (…) É isso que o Estado precisa fazer: se colocar no lugar das pessoas e ser um instrumento para melhorias”, declarou o governador.
Antes da lei, as famílias precisavam recorrer à Justiça para receberem o canabidiol. O medicamento é de alto custo, chegando a custar em média R$ 1.500,00 por mês, dependendo da dosagem.
Redação /Leiliane Lopes