Muitos países árabes e asiáticos resolveram não exibir o filme “Litghyear”, da Pixar [Disney], que foi lançado em 16 de junho em várias partes do mundo, inclusive no Brasil.
O vereador Vinicíus Aith (PRTB), da cidade de Sorocaba (SP), resolveu entrar com uma representação junto ao Ministério Público para impedir a exibição da cena onde duas mulheres se beijam.
O parlamentar quer que o conteúdo seja suprimido e baseia seu pedido no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Expor o público infantil e adolescente a tema tão complexo e controvertido como a homossexualidade significa desconsiderar essa condição peculiar de pessoas em desenvolvimento que é parte inerente ao menor”, descreve a petição.
O documento também cita o Código de Defesa do Consumidor e atenta ao fato de que crianças e adolescentes estão em construção de suas estruturas psicológicas e que tal desenvolvimento não tem como oportuna a exposição a qualquer tipo de informação ou conceito.
Aith também cita a decisão de outros países que também não aceitaram que suas crianças tenham acesso a tal conteúdo. “Mais de uma dezena países já conseguiram impugnar a apresentação do filme com o atual conteúdo, mostrando-se desnecessário o apelo à sexualidade”, concluiu o vereador.
Redação Exibir Gospel