Vereadores de Aracaju denunciaram, em 9 de dezembro, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente após o envio de viaturas para fiscalizar uma igreja evangélica no bairro Coqueiral, durante o horário do culto.
A denúncia foi feita pelo vereador Fábio Meireles (PDT) na tribuna da Câmara. Segundo ele, a abordagem causou revolta entre fiéis por ocorrer em meio à celebração religiosa.
De acordo com o parlamentar, equipes da Sema chegaram ao local e solicitaram o licenciamento ambiental, informando que o templo poderia ser notificado. A ação contou com um carro oficial da secretaria e uma viatura da Guarda Municipal.
“Quero registrar aqui a minha indignação contra a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, da secretária Emília Golzio, que enviou um carro da Guarda Municipal e um carro oficial da Sema para fiscalizar uma igreja durante o horário do culto”, afirmou Fábio Meireles.
O vereador exibiu um vídeo do episódio e disse que o caso também foi criticado nas redes sociais pelo vereador Pastor Diego (União Brasil), integrante da Frente Parlamentar Cristã e aliado da base da prefeita Emília Corrêa.
Fábio informou ainda que parlamentares da Frente Evangélica foram até a secretaria para pedir explicações. Segundo ele, a secretária recebeu o grupo, mas manteve um discurso rígido sobre a fiscalização.
“O que estão fazendo com as igrejas evangélicas e com os templos religiosos é uma vergonha”, disse o vereador, ao afirmar que a ação expôs quem estava no púlpito no momento do culto.
O vereador Pastor Diego também se manifestou publicamente sobre o caso. Em nota, afirmou: “Viemos cobrar que o direito das igrejas de todas as denominações seja respeitado, garantindo um tratamento adequado no licenciamento ambiental, como a Constituição assegura”.
Segundo Pastor Diego, a Frente Parlamentar Cristã aguarda uma definição da secretaria para evitar novos constrangimentos. “Seguimos firmes na defesa da liberdade religiosa e do direito de levar a Palavra de Deus a todos”, declarou.
Portal Exibir Gospel