Educação significa conduzir para fora, também é “ato ou processo de educar(-se). Aplicação dos métodos próprios para assegurar a formação e o desenvolvimento físico, intelectual e moral de um ser humano; pedagogia, didática, ensino.” (Wikipedia)
No livro Contra a Escola, Fausto Zamboni comenta que “a escola, hoje, é uma das instituições mais importantes da nossa sociedade. Ocupa grande parte da infância das crianças, emprega inúmeras pessoas, movimenta a indústria e o comércio.”
Segundo Fausto Zamboni a escola não educa, pelo contrário, ela condena tantas vidas ao desperdício e a esterilidade.
Concordo com ele quando fala que “o homem, não mais educado naquilo que tem de essencialmente humano, passou a ser instrumentalizado em vista de algum interesse econômico ou social.”
No Brasil temos muitos analfabetos funcionais, são aquelas pessoas que sabem ler e escrever mas não sabem interpretar o que lêem.
A literatura segundo Tzvetan Todorov está em perigo, há pouco interesse em nomes como Homero, Otto Maria Carpeaux, Machado de Assis e grandes nomes da literatura brasileira e mundial.
Temos poucas pessoas interessadas no conhecimento, em letrar-se, em mergulhar-se nos livros.
É preciso recuperar o interesse pela leitura, pois ela traz conhecimento, e um povo com conhecimento é um povo educado.
Não podemos ser massa de manobra de ninguém, o conhecimento traz liberdade. Sem conhecimento seremos fantoches nas mãos de quem possui o conhecimento.
Então, a educação é fundamental para o ser humano, ele não pode abrir mão dela.
Os pais são responsáveis de levar seus filhos à escola, acompanhar as lições que os professores passam, e ajudar os filhos para que compreendam tudo que estão aprendendo.
Um povo educado é um povo civilizado, sabe o que significam os valores em uma cultura.
Queremos que a educação em nosso país seja acessível à todos, que pobres tenham acesso à Universidades também.
Juntos precisamos lutar para ver uma nação dedicada à educação, onde todos saibam ler e escrever e interpretar o que leem.
Incentive os jovens a procurarem bibliotecas em sua cidade, leia com seus filhos em casa, faça o seu papel como um bom cidadão e contribua para que mais e mais pessoas sejam educadas.
Cleverson Pereira do Valle Pastor Batista – Escritor – Palestrante Bacharel em Teologia (FTBSP e EST),Pós Graduado em Aconselhamento Bíblico (FTBC) e Pós Graduado em Docência do Ensino Superior em Teofísica e Graduando em Letras (Uninter) Membro Correspondente da Academia Evangélica de Letras do Brasil
Instagram: @cleversonvalle
Email: cleversonvalle@gmail.com