Israel está se preparando para o lançamento do Sky Dew, um balão anti-míssil com funções de radar aéreo. O nome, à princípio remetendo a um “orvalho celeste”, na tradução livre, é a junção das palavras “céu” e da sigla “D.E.W.” — Distant Early Warning — significa algo como Aviso Distante Antecipado Aéreo.
O sistema, segundo o Ministério de Defesa, irá complementar os radares, porém, operando em altitudes extremas. A tecnologia militar faz parte da estratégia da Força Aérea israelense em se proteger de balísticos de longa distância, detectando desde a chegada de mísseis de cruzeiro até drones suicidas e mísseis terra-ar, ar-terra ou ar-ar.
A Israel Aerospace Industries (IAI), co-fabricante do radar aéreo, não informou estimativa de alcance de detecção do sistema. Boaz Levy, CEO da IAI, afirma ao Times of Israel:
“O sistema de sensores elevados oferece uma vantagem tecnológica e operacional significativa para detecção antecipada e precisa de ameaças. Essa tecnologia aumenta a confiabilidade da vigilância aeroespacial, e aumenta a eficiência contra uma série de alvos.”
Segundo a Força Aérea do país, o equipamento é uma medida preventiva contra as ameaças que vem dos céus do norte, na fronteira com o Irã — conhecido pelos equipamentos terra-ar.
Balão radar é parceria entre EUA e Israel
A criação do balão anti-míssil é uma parceria entre a Missile Defense Agency, dos Estados Unidos, e a Missile Defense Organization, de Israel. As duas forças militares desenvolveram a tecnologia em conjunto por anos, e nos últimos meses, estavam refinando o sistema de inteligência do Sky Dew
“Em diversas campanhas de voo conduzidas em meses recentes, nós demonstramos as incríveis capacidades da defesa multi-nível contra mísseis — incluindo contra mísseis de cruzeiro”, afirma Moshe Patel, o diretor da Missile Defense Organization, ao Times of Israel.
Segundo a Força Aérea Israelense, a estimativa é de que em até dois anos, mais sistemas Sky Dew estejam vigiando outras fronteiras do país.
Fonte: Olhar Digital