O pastor Josué Valandro Jr, da Igreja Batista Atitude, recebeu o Título de Comendador da Ordem do Rio Branco, uma condecoração entregue pelo Governo Federal para distinguir serviços meritórios e virtudes cívicas.
Pelas redes sociais, o líder evangélico postou uma foto ao lado do presidente Jair Bolsonaro comemorando a honraria recebida.
“Hoje tive o privilégio de receber o Título de Comendador da Ordem do Rio Branco! Louvo a Deus pelo que a @ibatitude tem feito pela sociedade brasileira! A igreja tem feito uma obra social e espiritual incrível! Sou apenas mais um colaborador! Honra reencontrar meu presidente @jairmessiasbolsonaro neste evento! Louvo a Deus pelo esforço que nosso governo tem feito pelo Brasil mesmo com tanta oposição mentirosa! Deus vai continuar cuidando de nossa nação! Amo minha pátria!”
Entenda o que a Ordem do Rio Branco
A Ordem de Rio Branco foi instituída pelo Decreto nº 51.697, de 5 de fevereiro de 1963, com o objetivo de, ao distinguir serviços meritórios e virtudes cívicas, estimular a prática de ações e feitos dignos de honrosa menção.
A Ordem de Rio Branco, assim intitulada em homenagem ao Patrono da diplomacia brasileira – o Barão do Rio Branco -, consta de 5 graus, a saber: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro, além de uma Medalha anexa à Ordem.
“A insígnia da Ordem é uma cruz de quatro braços e oito pontas esmaltadas de branco, tendo no centro a esfera armilar, em prata dourada, inscrita, num círculo de esmalte azul, a legenda “Ubique Patriae Memor”, do mesmo metal. No reverso dourado, as datas 1845-1912.” (Art. 2º do Regulamento)
A expressão em latim “Ubique Patriae Memor” foi extraída do ex-libris do Barão do Rio Branco e se traduz como “Em qualquer lugar, terei sempre a Pátria em minha lembrança”. Os anos que aparecem no reverso da insígnia são os de nascimento e morte do Barão.
A Ordem é dividida em dois Quadros – Ordinário e Suplementar. O primeiro, com vagas limitadas, reúne os diplomatas brasileiros da ativa e o segundo congrega os diplomatas aposentados e todas as demais pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que venham a ser agraciadas com a Ordem.
O Conselho da Ordem é constituído pelo Presidente da República, Grão-Mestre da Ordem, pelo Ministro de Estado das Relações Exteriores, na qualidade de Chanceler da Ordem, pelos Chefes das Casas Civil e Militar da Presidência da República e pelo Secretário-Geral do Ministério das Relações Exteriores. O Chefe do Cerimonial do Itamaraty é o Secretário da Ordem.
As informações são do Ministério das Relações Exteriores.