Enquanto a Rússia continua uma invasão não provocada na nação soberana da Ucrânia, os avisos políticos são abundantes.
O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, disse às Nações Unidas na quarta-feira que uma guerra total com a Rússia seria o “fim da ordem mundial”. Outros estão ponderando o que os atos obstinados e perigosos do presidente russo Vladamir Putin significam para o futuro dos assuntos internacionais de forma mais ampla.
Em meio a todo esse desânimo, porém, há uma conversa teológica persistente que se desenrolou por décadas em torno do fim dos tempos bíblicos e do envolvimento teórico da Rússia nele.
O fim dos tempos está sobre nós? As ações da Rússia fazem parte do cenário escatológico? O que tudo isso significa? Estas são apenas algumas das questões urgentes diante de nós.
A Rússia é um jogador-chave do fim dos tempos?
A maioria dos especialistas bíblicos discute cuidadosamente essas questões e é cautelosa para não exagerar ou fazer proclamações definitivas sobre nações e eventos, embora tenham surgido teorias viáveis que valem a pena explorar.
O autor Joel Rosenberg está entre aqueles que exploraram vocalmente as profecias do Antigo Testamento sobre o fim dos dias bíblicos, discutindo a potencial colocação da Rússia na mistura. Ele publicou um post no blog alguns anos atrás, no qual discutia eventos mundiais no que se refere aos escritos de Ezequiel, um profeta bíblico.
“O profeta hebreu Ezequiel escreveu há 2.500 anos que nos ‘últimos dias da história, Rússia e Irã formarão uma aliança militar para atacar Israel pelo norte”, escreveu Rosenberg . “Estudiosos da Bíblia referem-se a esse conflito escatológico, descrito em Ezequiel 38–39, como a ‘Guerra de Gogue e Magogue’”.
O texto discute um “Gogue, da terra de Magogue” e aponta não apenas uma batalha, mas uma vitória do Senhor diante dos olhos do mundo. Ezequiel 38:14-16 (NVI) diz :
“Portanto, filho do homem, profetize e diga a Gogue: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Naquele dia, quando meu povo Israel estiver vivendo em segurança, você não tomará conhecimento disso? Você virá do seu lugar no extremo norte, você e muitas nações com você, todos eles montados em cavalos, uma grande horda, um poderoso exército. Você avançará contra o meu povo Israel como uma nuvem que cobre a terra. Nos próximos dias, Gogue, trarei você contra a minha terra, para que as nações me conheçam quando eu for provado santo por meio de você diante de seus olhos”.
O que é Gogue e Magogue?
Há, sem dúvida, muitas opiniões em torno de Gogue, Magogue e os temas intensamente complexos nesses textos bíblicos. GotQuestions é um dos veículos que forneceu uma explicação sobre a Rússia, entre outras facetas.
“Gog é uma pessoa. Quem quer que seja Gogue, ele é da terra de Magogue e é o líder de Tubal e Meshek (algumas traduções adicionam ‘Rosh’ à lista) e uma confederação de outras nações: Pérsia, Cuxe, Put, Gomer e Beth Togarmah (Ezequiel 38:5-6)”, observa a saída . “E, quem quer que seja, ele terá planos de ‘atacar um povo pacífico e inocente’, isto é, Israel (versículos 11, 14 e 18). Mas, independentemente dos planos de Gogue, o Senhor Deus está contra ele e o derrotará profundamente (Ezequiel 38:4, 19–23; 39:3–5)”.
Esta é uma recapitulação bastante concisa do que se acredita estar acontecendo neste texto. Mas você pode ter uma pergunta persistente: por que tantos acreditam que a Rússia é Magog?
Se você pegar um mapa e olhar para o norte (estas Escrituras observam que Gogue vem do “extremo norte”), você encontrará a Rússia e os antigos territórios soviéticos. Portanto, não é surpreendente ver tantos especialistas bíblicos apontarem para essa região.
Uma outra nota que vale a pena mencionar aqui é a “Pérsia”, uma nação listada como estando em aliança com Magog, é o Irã moderno. Considerando assuntos atuais e trajetórias, essa peça está levantando muitas sobrancelhas.
Ninguém sabe o dia ou a hora
Novamente, esses temas são complicados. Dr. Roger Barrier, um pastor aposentado da Igreja Casas em Tucson, Arizona, nos deu algo essencial para lembrar quando exploramos o fim dos dias: “Deus não escolheu nos dar todos os detalhes sobre o fim dos tempos”.
Assim, alguns dos detalhes são obscuros e há muito a destilar.
E, às vezes, não poderemos ter respostas definitivas sobre o que está acontecendo, especificamente quando se trata de eventos como a invasão da Ucrânia pela Rússia. Dito isso, Barrier observou que entender da melhor maneira possível o que a Bíblia diz sobre escatologia pode nos ajudar a entender completamente as Escrituras e viver vidas santas .
Dito claramente: é incrivelmente frutífero explorar essas Escrituras e ter uma compreensão do que os textos bíblicos estão apontando.
Conforme observado, Rosenberg, autor de The Kremlin Conspiracy , juntamente com uma série de outros romances e livros de não-ficção, explorou essas questões em entrevistas nacionais e internacionais exatamente por esta razão: ajudar os crentes a navegar e entender a Palavra de Deus.
Ele afirmou repetidamente que ninguém sabe quando o fim dos dias chegará, mas que alguns sinais bíblicos merecem ser explorados.
“Eu não sei quando, eu não tenho uma data… mas se você olhar para todas as profecias… alguém se pergunta”, disse ele ao Pure Flix em uma entrevista de 2018. “Você vê muito caos global .. mais cristãos foram massacrados no século passado do que em qualquer outro momento da história humana – e isso é dizer algo, porque muitas vezes fomos massacrados.”
O ressurgimento de Israel
Uma das profecias críticas do fim dos tempos que ele acredita estar presente em Ezequiel 36–39 é o ressurgimento de Israel, algo que se desenrolou em 1948, quando o estado judeu voltou ao mapa.
Ezequiel 36 fala sobre a restauração de Israel depois que os hebreus foram espalhados pelo mundo – algo que Deus profetiza que fará por Seu Santo Nome. Os versículos 24-32 (NVI) dizem :
Então você se lembrará de seus maus caminhos e ações perversas, e se aborrecerá por seus pecados e práticas detestáveis. Quero que saiba que não estou fazendo isso por sua causa, declara o Senhor Soberano. Fique envergonhado e desonrado por sua conduta, povo de Israel!”
Enquanto muitos especialistas bíblicos acreditam que o ressurgimento de Israel foi cumprido, Rosenberg e outros afirmam que a profecia de Gogue e Magogue permanece não cumprida.
“O futuro líder do mal da Rússia de um dia vai formar uma aliança com o Irã, a Turquia e alguns outros países hostis para cercar e atacar Israel nos últimos dias”, disse ele.
Alguns podem se perguntar se Putin e a Rússia contemporânea se encaixam nesse projeto, mas Rosenberg foi novamente cauteloso e disse que é possível que esses eventos estejam a centenas de anos de distância – ou mais próximos. A Bíblia não especifica, e os cristãos são implorados para não definir uma data.
Dito isso, Rosenberg emitiu um aviso sobre Putin em 2018 que é incrivelmente fascinante, considerando os eventos que estamos assistindo se desenrolar esta semana.
“Vladimir Putin é mais perigoso para os Estados Unidos e nosso modo de vida do que o islamismo radical”, disse ele. “E não acho que a maioria dos americanos processe dessa maneira.”
Então, o caos na Ucrânia faz parte do fim dos tempos? Ninguém sabe, mas considerando as questões internacionais em andamento em torno de Israel, Irã e Rússia, você pode apostar que muitos cristãos e teólogos estarão observando de perto.
Você pode ler mais sobre este tópico em meu livro,
The Armageddon Code: One Journalist’s Quest for End-Times Answers .