Segundo uma pesquisa do State of the Bible 2022, realizada pela Sociedade Bíblia dos EUA, os jovens cristãos que se consideram comprometidos frequentam a igreja menos de uma vez por mês.
Entre os cristãos da geração Z, millennial e a geração X, menos de um terço se descreve como cristão praticante, um indicador que inclui pelo menos a frequência mensal da igreja.
“São adultos de até 57 anos que em algum momento se comprometeram com Cristo, o que ainda é importante para eles”, explica o relatório. “Mais de dois terços provavelmente não frequentam a igreja nem uma vez por mês”.
O desafio é entender o motivo que tem feito com que as pessoas estejam frequentando cada vez menos os cultos. “O que aconteceu aqui? Estamos vendo uma divisão entre uma fé privada e uma conexão com a igreja pública? As pessoas estão dizendo sim a Jesus, mas não à igreja?, questiona os organizadores do estudo.
A característica de não frequentar a igreja, pessoalmente ou online, foi predominante entre os Millennials da Geração Z (26 a 41 anos) e a Geração X (42 a 57 anos).
Ao longo do estudo, o ABS mede o envolvimento com as Escrituras com base nas respostas a 14 perguntas da pesquisa que medem a frequência, o impacto e a centralidade do uso da Bíblia.
Os pesquisadores da ABS colaboraram com o Centro Nacional de Pesquisa de Opinião da Universidade de Chicago para pesquisar um grupo nacionalmente representativo de adultos americanos sobre tópicos relacionados à Bíblia, fé e igreja. A pesquisa online por telefone produziu 2.598 respostas de uma amostra representativa de adultos com 18 anos ou mais em todos os 50 estados e Washington DC.
Redação Exibir Gospel / Leiliane Lopes