Nesta segunda-feira (19), o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos entregou a Ordem do Mérito Princesa Isabel para personalidades e instituições que prestaram notáveis serviços na proteção e na promoção dos direitos humanos.
Entre os 80 homenageados do dia estava o Instituto Brasileiro de Direito Religioso (IBDR) e também o advogado Thiago Vieira, um dos presidente do grupo, pelos trabalhos prestados em prol da liberdade religiosa.
“Aqui estão representantes do Poder Executivo, do Legislativo e do Judiciário, mas também empresários, ativistas, trabalhadores e tantos outros que colaboraram conosco na difícil batalha de promover o pleno desenvolvimento humano de forma universal. Aqui tem gente que defende as minorias, as crianças e os adolescentes, as mulheres, os idosos, as pessoas com deficiência, a igualdade racial e os direitos humanos para todos”, salientou a ministra Cristiane Britto.
Nas redes sociais, Vieira comemorou a honraria e se lembrou que o IBDR começou para defender igrejas de cobranças indevidas.
“Em 2004 @jeanregina e eu começamos a advogar. Nossa primeira cliente foi a Igreja Batista Filadélfia em Canoas (RS). Já em 2004, infelizmente as prefeituras não cumpriam a Constituição e os impostos eram cobrados de igrejas, sem pudores. Ao defender a imunidade tributária religiosa, automaticamente defendemos a Liberdade Religiosa, primeira das liberdade e central aos Direitos Humanos”, escreveu.
“Sei que muito mais poderia ter sido feito, por outro esforço e dedicação não nos faltaram. Deus nos ajude, ainda temos muito por fazer”, completou.
Quem também recebeu a Ordem do Mérito Princesa Isabel foi a ex-ministra Damares Alves, senadora eleita pelo Distrito Federal, que também agradeceu a honraria.
“É uma alegria ter feito parte dessa história. O primeiro e o maior direito de todos é o direito à vida e nós trouxemos para o protagonismo quem estava invisibilizado. Resumo o trabalho deste ministério em uma frase: vida em abundância”, disse.
Redação Exibir Gospel / Leiliane Lopes