Ascensão das tecnologias cria mais distrações, principalmente entre os adolescentes
A internet e as redes sociais transformaram as relações humanas e, principalmente, o gerenciamento de tempo, afinal os aplicativos e as plataformas de entretenimento tomam mais de 90 horas semanais dos brasileiros, segundo pesquisa realizada pela companhia de cibersegurança Nord VPN. O dado expressivo demonstra a dificuldade de priorizar tarefas importantes, uma atitude que pode prejudicar inclusive a vida devocional dessas pessoas.
O levantamento feito em 2022 mostrou ainda que a população brasileira acima dos 18 anos passa, em média, quatro dias inteiros conectada ao celular, computador ou tablet. Além das redes sociais, os primeiros no ranking de distrações são a Netflix e o Youtube, somando mais de 25 horas semanais dedicadas exclusivamente aos vídeos, séries e filmes assistidos nas plataformas.
Entre os adolescentes, os vídeos curtos fazem mais sucesso. De acordo com dados recentes da pesquisa TIC Domicílios no Brasil, 46% dos adolescentes de 10 a 17 anos já tem uma conta no TikTok. Junto com a rede social de clipes de segundos, o Instagram aparece como outro aplicativo preferido entre essa faixa etária, já que apresenta conteúdos variados e atrativos para o público em questão.
Apesar da interatividade e conexão, a relação dos adolescentes com as redes sociais acaba sendo bastante negativa quando se trata de falta de foco e boa gestão do tempo. Entre os cristãos, enquanto inúmeras horas são dedicadas diante das telas, os estudos, momentos em família e até a espiritualidade são deixados de lado. Por isso, é importante investir no equilíbrio e melhor gestão do tempo desses pequenos jovens e nesse sentido algumas ferramentas podem ajudar. Um organizador de tarefas é uma opção para adolescentes cristãos que querem separar e coordenar melhor as demandas e a espiritualidade do seu dia. Ou seja, um espaço para acompanhar os estudos, devocional bíblico, atividades com amigos e família e até os recursos.
destinados às ofertas. Isso é o que o Planner lançado pela Editora Adotando a Leitura oferece, uma agenda que auxilia na gestão do tempo e leitura da Palavra por meio de um plano anual.
O planner ou agenda, como é conhecida, cativa a faixa etária com ilustrações e uma diagramação jovem e bem estruturada. Nas páginas do material, o adolescente encontra seções de incentivo à leitura bíblica e de outros livros, organização financeira e superação de metas.
Para conhecer mais sobre o Planner ou adquirir, acesse https://adotandoaleitura.com.br/planner/ ou acompanhe as mídias sociais pelo @adotandoaleitura.
Sustentar Comunicação Estratégica
Maria Julia Cabral –mariajulia@sustentar.ag