De acordo com a pesquisa divulgada esta semana pela Aliança Evangélica Portuguesa (AEP), o número de igrejas evangélicas brasileiras está crescendo em Portugal, principalmente nas regiões de Braga e Viana.
O documento diz que o aumento das igrejas – de forma geral não apenas brasileiras – foi percebido após a pandemia de Covid-19 e é explicado pela conversão de católicos ao protestantismo e também com indivíduos provenientes de famílias evangélicas.
O estudo mostra que as regiões de Setúbal, Lisboa, Braga e Viana do Castelo foram as regiões onde foram instaladas mais igrejas evangélicas depois de 2020.
De modo geral, Lisboa, Porto e Setúbal são as regiões mais visadas pelas diferentes confissões evangélicas para a instalação de novas igrejas. As regiões menos apontadas no estudo foram Beja, Castelo Branco e Guarda.
Os pastores brasileiros representam 38,1% dos que oficiam nas igrejas evangélicas em Portugal. Outros 54,8% são portugueses. Em relação aos membros, a maior parte dos evangélicos que frequentam as igrejas, 81,6%, são também são brasileiros.
Exibir Gospel / Leiliane Lopes