O antropólogo Juliano Spyier realizou um levantamento, por meio da consultoria Nosotros, que analisou 44 “influencers evangélicos” que possuem mais de 2 milhões de seguidores nas redes sociais.
A pesquisa dividiu os influenciadores em três grupos. O político tem nomes como Pastor Marco Feliciano, Nikolas Ferreira, Damares Alves, André Fernandes, entre outros, que movimentam 25% da “bolha” evangélica nas redes sociais.
O segundo grupo é chamado de “devocional”, que integra 45% do público. Ao contrário dos que falam de política, esses influencers se destacam por focar em dogmas religiosos e pregações, como é o caso de Camila Barros, Aline Barros e até mesmo a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.
Já o terceiro grupo é chamado de “motivacional”, representando 30% dos influencers, Entre eles estão o pastor André Valadão, Deive Leonardo e pastores respeitados como Silas Malafaia.
O estudo também vai separar os influencers nas seguintes categorias: megainfluenciadores (muitos seguidores e não se envolvem em polêmicas), megaisolados (com opiniões fortes como Antonio Junior, Priscilla Alcântara e Bruno Leonardo), os “fura-bolhas” (que atingem vários nichos diferentes como Deive Leonardo) e os líderes de turma (Kemilly Santos, Fernandinho e outros).
De acordo com o jornal O Globo, os nomes que se destacam nessa lista são:
- Eyshila
- Camila Barros
- Anderson Freire
- Midiam Lima
- André Valadão
- Cassiane
- Deive Leonardo
- Ana Paula Valadão
- Michelle Bolsonaro
- Bruna Karla
Exibir Gospel /Leiliane Lopes