O Regresso do Peregrino é o primeiro livro de ficção de C.S. Lewis. A alegoria é construída a partir da conhecida obra de John Bunyan, O Peregrino, e registra a busca do próprio Lewis por significado e realização espiritual, que, enfim, o levou ao cristianismo.
A narrativa descreve a viagem de John para uma ilha encantada e de sonhos, através de cidades como Thrill e Escrópolis, e do Vale da Humilhação. É recheada de aventuras e, em meio a sátiras e embates culturais, desenha personagens como o sr. Iluminismo, o sr. Rambutan, a Mãe Kirk e o sr. Sensato.
O AUTOR – C. S. Lewis (1898-1963) foi um dos gigantes intelectuais do século 20 e, talvez, o mais influente escritor cristão de sua época. Foi professor de literatura inglesa na Universidade de Oxford e ocupou a cadeira de inglês medieval e renascentista na Universidade de Cambridge.
Suas valiosas contribuições nos campos da crítica literária, literatura infantil, literatura fantástica e teologia popular lhe tornaram aclamado e reconhecido no mundo inteiro. Escreveu mais de trinta livros, que continuam a atrair milhares de novos leitores todos os anos.