Siga nossas redes sociais
08/10/2025

Entretenimento

A sabedoria de Deus que floresce na caatinga

Published

on

Compartilhe

Na fábula “O jumentinho, o escorpião velho e os perigos da caatinga”, Odilio Xavier Júnior aborda como a fé pode ser catalisadora para mudanças

Quantos sofrimentos poderiam ser evitados se a sabedoria guiasse as escolhas? Essa é a provocação feita pelo escritor Odilio Xavier Júnior em O jumentinho, o escorpião velho e os perigos da caatinga. Nesta fábula, os leitores acompanham a jornada de um jumentinho em busca de água e sentido para a vida, após ser expulso de casa. Pelo caminho, ele encontra um sanhaçu-do-sertão enganador e um escorpião velho, sábio e sem ferrão, que oferece orientação espiritual, ressaltando a importância da fé e dos ensinamentos de Jesus Cristo.

À beira da fogueira, entre diálogos sobre a Bíblia, alertas contra as armadilhas da caatinga e refeições simples, o escorpião compartilha sua trajetória marcada por cicatrizes e pela escolha de arrancar o próprio ferrão, abandonando a violência que o definia. Dessa experiência nasce a sabedoria com que orienta o jumentinho sobre perseverança, escolhas conscientes e confiança em Deus. A busca do animal sedento por água transforma-se em metáfora da sede mais profunda do ser: a verdadeira felicidade, encontrada na Palavra Divina.

─ E aqui tem mistério: Deus não é um tirano. Ele quer se relacionar conosco e que nós o amemos, mas você sabe que não se força ninguém a te amar, pois isso não seria amor. Ele resolveu nos criar livres. Somos livres para aceitá-lo em nossas vidas. Se deixarmos Deus ser nosso norte, a maldade aos poucos vai se afastando de nós, pois a luz afugenta as trevas. Podemos obedecer Seus ensinos, procurando entender o fundamento dos princípios que Ele decidiu que regeriam toda Sua criação, ou podemos viver por nossa conta.
(O jumentinho, o escorpião velho e os perigos da caatinga, p. 45 e 46)

Com elementos da cultura sertaneja, Odilio Xavier Júnior constrói uma fábula sobre amizade, superação e recomeço, abordando também a importância de permanecer no caminho certo, mesmo diante de tentações e perigos. É o caso do jumentinho, que, ao seguir o conselho do sanhaçu-do-sertão de “ouvir o coração”, acaba atacado por marimbondos e quase sucumbe à sede, percebendo que seus próprios instintos podem ser traiçoeiros. Mas, guiado pelos ensinamentos do escorpião e pela fé que transforma sua jornada, o animal consegue enfim encontrar o caminho seguro para as próprias decisões.

O jumentinho, o escorpião velho e os perigos da caatinga é uma alegoria da jornada humana em busca de sentido e salvação, ressaltando a importância da fé em Deus, da sabedoria divina contida na Bíblia, da transformação pessoal por meio de Jesus Cristo, da superação do sofrimento, da distinção entre verdade e percepção e do serviço ao próximo. A fábula também é um lembrete sobre como as escolhas conscientes e a coragem diante das adversidades são essenciais para encontrar a paz interior.

FICHA TÉCNICA
Título: O jumentinho, o escorpião velho e os perigos da caatinga
Autor: Odilio Xavier Junior
Editora: UICLAP 
ISBN: 978-65-01-56025-0 
Páginas: 100
Preço: R$ 35,32
Onde encontrar: Amazon e Loja UICLAP

Sobre o autor: Nascido em Umuarama, interior do Paraná, Odilio Xavier Junior é casado e pai de dois filhos. Desde criança, manifestou grande interesse pelos estudos e leitura, formando-se piloto militar pela Academia da Força Aérea. Pilotou aeronaves até 2015, ocasião em que foi afastado de suas atividades para tratar de um problema de saúde. Atualmente, dedica seu tempo à família, à escrita e à leitura da Bíblia, estudando por conta própria economia, geopolítica e música.

Redes sociais do autor:
⦁ Instagram: ⦁ @⦁ odilioxavierjr
⦁ YouTube: ⦁ Ukulele Celeste
⦁ Site: https://www.oreinoquedefendo.com.br/