Suicidas extremistas invadiram igreja durante culto em um domingo antes da Páscoa, deixando dezenas de feridos
No dia 28 de março de 2021, os cristãos de Sulawesi do Sul, na Indonésia, foram surpreendidos por um ataque suicida a uma igreja. Era um domingo antes da Páscoa, em que diversas igrejas históricas celebram o Domingo de Ramos. Cerca de 20 pessoas ficaram feridas no ataque, que não deixou vítimas fatais além dos homens-bomba. O prédio da igreja foi danificado no ataque.
A Indonésia foi um dos países que mais subiu posições na Lista Mundial da Perseguição (LMP), indo do 47º lugar na LMP 2021 para o 28º na LMP 2022. Esse fator é explicado pelo aumento na pontuação da violência, impulsionado principalmente pelo ataque já citado e um outro em novembro de 2020.
A Indonésia, que se estende por mais de 17 mil ilhas, tem uma população 79,5% muçulmana. Há também milhões de ateus/agnósticos e seguidores de religiões étnicas, hinduísmo (principalmente em Bali), religião popular chinesa e budismo.
Enquanto o cristianismo se tornou uma religião importante no Leste da Indonésia, o islamismo tornou-se forte nas partes ocidental e central, especialmente na ilha mais populosa, Java. A marca muito especial do islã na Indonésia, chamada “Islã Nusantara” por sua maior organização Nahdlatul Ulama, tem sido relativamente moderada e tolerante em relação a outras religiões.
No entanto, a violência contra os cristãos cresceu no país, que contabilizou 15 cristãos mortos por causa da fé, 16 igrejas e prédios cristãos atacados, 25 cristãos presos, 24 abusados física ou mentalmente e 55 forçados a deixar suas casas e fugir por razões relacionadas à fé no período de pesquisa da LMP 2022 (1 de outubro de 2020 a 30 de setembro de 2021).
Ore pelos cristãos na Indonésia
Conforme a Páscoa se aproxima, ore pelos cristãos na Indonésia, o país com a maior população islâmica no mundo. Que o Senhor os guarde e que possam celebrar a Páscoa em segurança. Interceda para que tenham sabedoria e graça do Senhor para responder à perseguição em amor, sendo sal e luz para toda a nação.
Portas Abertas