Em razão da campanha Outubro Rosa, que visa a conscientização sobre o câncer de mama, a cantora e pastora Camila Campos, de 35 anos, compartilhou seu diagnóstico recente da doença como forma de alertar outras mulheres, especialmente as mais jovens, sobre a importância da prevenção.
Camila mencionou que os casos de câncer de mama em mulheres jovens têm se tornado mais comuns, contrariando a orientação médica de iniciar exames preventivos a partir dos 40 anos. Ela própria é um exemplo de como o diagnóstico pode acontecer antes dessa faixa etária.
A cantora também ressaltou as dificuldades enfrentadas por quem depende do Sistema Único de Saúde (SUS), onde os exames preventivos são geralmente liberados apenas após os 50 anos, o que pode atrasar o diagnóstico e comprometer o tratamento. Camila reforçou a importância de antecipar os cuidados.
“Eu fui acometida por um câncer de mama. Se você for considerar que é a partir dos 40 que uma mulher deve começar a se preocupar com os cuidados básicos da mama, com o possível câncer de mama, se você estiver pelo SUS, esses exames só serão liberados para você a partir dos 50 anos de idade. Mas, eu tenho 35”, afirmou Camila.
Após o início de seu tratamento, Camila relatou ter ouvido vários testemunhos de mulheres tão jovens quanto ela, ou até mais novas, enfrentando o câncer de mama. Ela destacou a importância de prestar atenção aos sinais do corpo, explicando que em seu caso foram dores nos ossos que indicaram a presença da doença.
Por fim, a cantora fez um apelo às mulheres para que realizem o autoexame e pediu que os maridos incentivem suas esposas a se cuidarem. “Nunca é cedo demais para começar a se cuidar. Comece a se cuidar, use a minha vida como um exemplo, como um exemplo bom”, concluiu.
Redação Exibir