Cientistas de Israel e os Emirados Árabes Unidos (EAU) irão começar a trabalhar juntos no campo promissor de Artificial Intelligence projectos (AI) que foram abertos após o acordo sobre o estabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países
No caso, é um Memorando de Entendimento entre o Instituto de Ciências Weizmann, de Israel, e a Universidade de Inteligência Artificial Mohamed Bin Zayed, dos Emirados Árabes Unidos , que foi assinado praticamente nestes dias e cuja próxima etapa será uma visita de cientistas da universidade israelense a Abu Dhabi.
“Estamos muito satisfeitos por ter a oportunidade de colaborar com esta instituição pioneira e única e avançarmos juntos no campo da Inteligência Artificial”, disse o professor Alon Chen, presidente da Weizmann.
“Como neurocientista”, continuou Chen, “ acredito que a IA é uma extensão do poder e da complexidade do cérebro humano no reino digital ” , cujas implicações “serão vastas e afetarão nossas vidas, nossa saúde e a economia mundial”.
Chen lembrou que “dizem que a ciência não conhece fronteiras”. Nesse sentido, manifestou “a esperança de que esta colaboração entre cientistas da mesma região seja um exemplo brilhante desta expressão e expanda os limites do conhecimento humano ”.
Por seu lado, o Ministro de Estado dos Emirados Árabes Unidos, Sultão Ahmed Al Jaber, disse que através deste acordo será possível “aproveitar a experiência dos nossos dois institutos na utilização de IA para enfrentar alguns dos desafios mais urgentes do mundo, de COVID-19 às mudanças climáticas e muito mais.
O acordo cobre uma “variedade de oportunidades de colaboração” entre as duas instituições, incluindo programas de intercâmbio para estudantes e bolsistas de pós-doutorado, cooperação entre pesquisadores, intercâmbio de recursos de computação e “o estabelecimento de um instituto virtual conjunto de Inteligência Artificial. «.
Fonte Israel Economico