A Bíblia foi destacada neste 30 de setembro, Dia Internacional da Tradução, como a obra mais traduzida do planeta. A data, criada pela ONU em 2017, também celebra São Jerônimo, responsável por verter o texto sagrado para o latim.
Segundo a organização Wycliffe Bible Translators, a Bíblia completa já está disponível em 776 idiomas. O Novo Testamento aparece em 1.798 traduções, e algumas de suas partes alcançam outros 1.433 idiomas. Somando todas as versões, já são mais de 4 mil.
Embora ocupe a liderança isolada, a Bíblia não é o único livro a atravessar fronteiras por meio da tradução. De acordo com a Unesco, “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry, ocupa o segundo lugar, com versões em mais de 500 línguas.
Entre as obras mais traduzidas também estão As Aventuras de Pinóquio, de Carlo Collodi (260 idiomas), Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll (175), Dom Quixote, de Miguel de Cervantes (140) e os contos de Hans Christian Andersen, como A Pequena Sereia e O Patinho Feio, disponíveis em mais de 150 línguas. As informações são do EvangelicoDigital.
Portal Exibir Gospel