Siga nossas redes sociais
19/04/2025

Artigos

Este é um momento oportuno para um despertar espiritual?

Published

on

Compartilhe

Todos admitirão que estamos vivendo uma temporada extraordinária por causa da pandemia de coronavírus. Os eventos dos últimos meses foram inéditos. 

Presidente da Universidade Cristã do Colorado, Donald Sweeting

Falei com meu pai de 95 anos e perguntei se ele já experimentou algo assim. Ele não tinha. Ele disse que a Grande Depressão era diferente. Foi uma enorme perturbação econômica, mas não fomos obrigados a nos isolar socialmente. Você ainda pode se reunir com os amigos. Mas essa praga, disse ele, é uma crise de saúde, uma crise econômica e uma crise social, tudo em um.

Ele está certo, mas eu acrescentaria mais uma coisa. Este também é um momento oportuno. O que eu quero dizer? Estamos em um daqueles raros momentos de abertura espiritual. As pessoas estão bem conscientes de suas necessidades e mais inclinadas a olhar para cima. 

Como pastor-educador, experimentei três desses “momentos oportunos” em minha vida adulta: as consequências do tiroteio em Columbine, as duas semanas após o 11 de setembro e agora no meio dessa pandemia global.

É por isso que acredito que agora, especialmente quando nos aproximamos do Dia Nacional de Oração deste ano (7 de maio), devemos buscar a Deus com uma oração urgente e focada. Deixe-me explicar por que a oração é importante agora.

Primeiro, a oração é uma declaração do nosso desespero e dependência de Deus. Sentimos esse desespero agora. Aprendemos novamente que não estamos no controle.

A definição mais simples de oração que conheço é: a oração é um grito de dependência. Nós clamamos a Deus, assim como um bebê clama por seus pais.

Quando o leproso veio a Jesus para curar, ele caiu de bruços e implorou: “Senhor, se você quiser, você pode me limpar.” Foi um grito desesperado. (Lucas 5.12ss)

Frequentemente, não vemos quão desesperados estamos até que nossa saúde seja tirada, ou enfrentamos algo tão grande que precisamos de intervenção externa. 

Somos nós agora. Estamos em profunda necessidade. Não apenas por causa dessa praga de vírus, mas porque esquecemos de Deus. Acreditamos que nossa maior necessidade é obter uma vacina ou recuperar a economia. Estes são importantes. Mas elas não são nossas maiores necessidades. O que precisamos mais do que qualquer outra coisa nesta terra é um despertar espiritual.

É isso que torna este um momento oportuno. A questão é: nosso desespero nos levará a procurá-lo? 

Segundo, a oração é frequentemente um precursor do reavivamento e do despertar espiritual. Vemos isso no livro de Atos. O maior avivamento espiritual de todos os tempos foi o Pentecostes, descrito em Atos 2. Mas o que aconteceu antes do Pentecostes? Atos 1.14 diz que eles se uniram “dedicando-se à oração”.

Isso é uma anomalia? Não. Ao estudar a história da igreja, vejo que a oração e o despertar espiritual estão inseparavelmente ligados.

Os despertares espirituais manifestam padrões. Esse padrão geralmente começa com um tempo de escuridão e desespero. Mas então a convicção surge em algum líder ou grupo de pessoas que está ciente de sua condição de retrocesso. Eles começam a clamar a Deus em oração conjunta. Ao procurá-lo, voltam-se para a Bíblia e redescobrem quem Deus realmente é. Eles vislumbram sua glória e santidade. Esse padrão de santidade expõe sua própria condição espiritual. Há uma nova consciência do pecado. Há confissão, arrependimento e afastamento dos ídolos. Mas há também uma volta para Cristo e sua obra salvadora na cruz. O Espírito Santo começa a trabalhar, não apenas em indivíduos, mas em grupos maiores de pessoas. Sua fé é renovada. Como resultado, há efeitos colaterais: um novo interesse em missões e reforma moral.

Esse é um padrão recorrente em avivamentos. Central para tudo isso é a oração. AT Pierson disse: “nunca houve um despertar espiritual em nenhum país ou localidade que não tenha começado em oração unida”.

Esperamos ver isso de novo? Nós devemos buscar a Deus em oração.

Terceiro, a oração é uma tábua de salvação para os recursos divinos. Ou seja, quando oramos, Deus provê. Muitos de nós já experimentamos essa e outra vez. Nós vemos isso nas Escrituras também.

Em Mateus 14, lemos que Jesus estava com uma multidão de mais de 5.000 pessoas. Naquela noite, ele pediu que seus discípulos os alimentassem. Mas tudo o que eles tinham eram cinco pães e dois peixes. Jesus pediu que eles trouxessem o pouco que tinham para ele. Ele então o abençoou e multiplicou, para que todos comessem até ficarem satisfeitos, com muitas sobras. A lição aqui para os discípulos é que pouco se torna muito quando Deus está nele. Quando oferecemos nosso pouco a ele, uma e outra vez ele o multiplica e fornece para nós de maneiras inexplicáveis. Esta é uma boa notícia para igrejas, ministérios e famílias. A oração é uma salvação para os recursos divinos.

Finalmente, a oração é uma arma espiritual contra os poderes das trevas. Essa é outra razão pela qual devemos orar.

Em Efésios 6.10, Paulo escreve: “seja forte no Senhor e na força do seu poder”. Por quê? Porque essa é a única maneira de resistirmos às forças espirituais do mal. Paulo então instrui os efésios a vestirem toda a armadura de Deus para que possamos permanecer. Então vem uma descrição dessa armadura. No final desta lista está o que os puritanos chamavam de “a arma da oração total”.

Em outras palavras, a oração é uma arma espiritual a ser manejada contra a escuridão atual. Alguém lendo esta coluna duvida que estamos em uma era de intenso conflito espiritual? Muitas vezes parecemos derrotados. Por quê? Talvez seja porque estamos operando com nossas próprias forças. Esquecemos a arma da oração total?

Por todas essas razões, a oração é uma questão de extrema importância agora. Ao nos aproximarmos do Dia Nacional de Oração deste ano, neste momento oportuno, que não seja um evento único. Em vez disso, que se torne uma centelha que mobilize os crentes a um movimento contínuo de oração, implorando a Deus que nos reviva mais uma vez.

fonte: The Christian Post

Continue Reading
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.