Siga nossas redes sociais
25/11/2024

Destaques

EUA intermediando grande acordo entre Israel, Egito e sauditas que pode abrir caminho para a normalização

Published

on

Compartilhe

JERUSALÉM, Israel – O governo dos EUA está intermediando negociações entre Egito, Israel e Arábia Saudita que podem ser um passo para o reino saudita normalizar oficialmente os laços com o Estado judeu, informou a Axios na segunda-feira.

As negociações tranquilas envolvem a finalização da transferência de duas ilhas estratégicas no Mar Vermelho da soberania egípcia para a Arábia Saudita, disse o relatório.

As duas ilhas – chamadas Tiran e Sanafir – originalmente pertenciam à Arábia Saudita, mas o reino as alugou ao Egito na década de 1950. Quando o Egito assinou um tratado de paz com Israel em 1979, o Egito concordou em desmilitarizar as ilhas e permitir a passagem segura de navios civis e militares israelenses pelo Estreito de Tiran. Além disso, uma força multinacional de observadores liderada pelos Estados Unidos deveria patrulhar as ilhas para garantir que permanecessem desmilitarizadas. No entanto, essa força nunca foi estabelecida.

Apesar dos protestos públicos em 2017, o Egito aprovou um acordo em 2018 durante o governo Trump para transferir a soberania de volta à Arábia Saudita. Israel deu sua aprovação ao acordo, mas o acordo nunca foi finalizado devido a várias questões não resolvidas.

O governo Biden espera finalizar o acordo e garantir uma grande vitória política no Oriente Médio antes que o presidente visite a região no final de junho, o que, segundo a CNN, pode incluir uma visita à Arábia Saudita.

Autoridades israelenses e americanas que falaram com a Axios sob condição de anonimato dizem que as negociações são delicadas e estão em andamento. Autoridades israelenses estão pedindo que a Arábia Saudita tome medidas para normalizar as relações com o estado judeu – incluindo o início de voos diretos entre Israel e o reino e permitindo que mais voos israelenses cruzem o espaço aéreo saudita.

Se for bem-sucedido, o acordo pode ser um passo importante para que Israel normalize os laços com a Arábia Saudita. As relações entre a Arábia Saudita e Israel floresceram sob a sombra dos Acordos de Abraham , que foram intermediados pelo governo Trump. Os acordos são uma série de acordos de normalização que Israel assinou com os Emirados Árabes Unidos, Bahrein, Sudão e Marrocos. No entanto, o reino saudita se recusou a aderir aos acordos até que um progresso significativo fosse feito nas negociações de paz israelo-palestinas.

Ainda assim, a Arábia Saudita deu passos positivos em relação a Israel depois que os acordos foram assinados em 2020, permitindo que Israel use seu espaço aéreo para voos de e para os Emirados Árabes Unidos e Bahrein.

Fonte:https://www1.cbn.com/cbnnews/israel/