Siga nossas redes sociais
17/08/2025

Entretenimento

Gilberto Gil notifica padre que questionou orixás após morte de Preta Gil

Published

on

Compartilhe

O cantor Gilberto Gil e sua mulher, Flora Gil, resolveram acionar a Justiça contra o padre Danilo César e a Diocese de Campina Grande (PB). Segundo revelou a jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, o casal enviou uma notificação judicial após falas do sacerdote sobre a morte de Preta Gil, em julho.

Na ocasião, durante uma missa, o padre ironizou religiões de matriz africana ao citar a cantora e sua família. “Cadê esses orixás que não ressuscitaram Preta Gil? Já enterraram?”, disse em um trecho do sermão. O vídeo viralizou nas redes sociais, mas foi removido depois da repercussão. O perfil do religioso também saiu do ar.

De acordo com a notificação, as declarações foram discriminatórias e preconceituosas, podendo configurar crime de intolerância religiosa. Além disso, a família considera que houve desrespeito durante o período de luto.

O documento pede a abertura de investigação sobre o caso e exige que o padre faça uma retratação pública em missa transmitida ao vivo. A Diocese recebeu prazo de dez dias para responder ao pedido.

Preta Gil morreu em 20 de julho, aos 50 anos, em decorrência de complicações de um câncer colorretal. Ela estava em tratamento nos Estados Unidos e faleceu antes de conseguir retornar ao Brasil.

Portal Exibir Gospel