Em 2022, a Guatemala será declarada Capital Ibero-americana da Pró-Vida, quem fez a afirmação foi o presidente guatemalo Alejandro Giammattei, que aceitou a proposta continental que surgiu dentro do Congresso Ibero-Americano pela Vida e a Família.
Ainda segundo o presidente, o país latino também fará a inauguração de um monumento que celebrará a vida desde a concepção no dia 9 de março de 2022, mesmo dia da Declaração da Guatemala como Capital Pró-Vida Ibero-Americana.
Giammattei deu a notícia diante dos participantes do Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA), evento que aconteceu depois do Fórum Democrático, organizado pelo presidente dos EUA Joe Biden, que não convidou o presidente conservador da Guatemala.
O presidente do Congresso Ibero-Americano pela Vida e Família, Aarón Lara, está satisfeito com a declaração e principalmente pelas ações que aquele país tem feito para defender a vida de bebês no ventre de suas mães.
Uma das ações pró-vida que estão se destacando em tota a América Latina é criação de da Política Pública de Proteção à Vida e à Institucionalidade da Família 2021-2032 que garante a proteção de todos os indivíduos desde a concepção até a sua morte natural.
Além disso, Giammattei também já declarou que não tolerará a criação, registro ou instalação de qualquer organização que atente contra a vida, que viole o que está previsto na Constituição da República, que contrarie seus valores e contenda com seus princípios como um médico.
Por: Leiliane Lopes