Nesta sexta-feira (2), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados surpreendentes provenientes do Censo 2022, revelando que o Brasil abriga uma quantidade superior de estabelecimentos religiosos em comparação com unidades de saúde e escolas combinadas.
De acordo com a análise detalhada do censo, do total de endereços registrados, 579,8 mil estão relacionados a finalidades religiosas, independente da crença, incluindo igrejas, sinagogas, templos, centros espíritas e terreiros.
Os estabelecimentos de ensino totalizam 264,4 mil localizações, enquanto os de saúde somam 247,5 mil endereços.
O levantamento, que considera a utilização final do imóvel, e não a administração do estabelecimento, foi realizado por meio de georreferenciamento durante visitas dos recenseadores nos 5.568 municípios brasileiros nos 26 estados e no Distrito Federal. Esta é a primeira vez que o IBGE identificou com precisão a localização e a finalidade de todos os endereços do país.
Dos 111,1 milhões de pontos mapeados, 90,6 milhões são domicílios particulares, representando 81,5% do total. A segunda finalidade mais comum são outras finalidades, como lojas, bancos, prédios públicos, shoppings, totalizando 10,5% do universo pesquisado, ou seja, 11,7 milhões de endereços.
Além disso, foram identificados 4,1 milhões de estabelecimentos relacionados a atividades agropecuárias e 3,5 milhões de edificações em construção ou reforma. Em 2022, o Brasil possuía 104,5 mil domicílios coletivos, como asilos, pensões e penitenciárias.
Os dados estão disponíveis em mapas interativos no site do IBGE, por meio da Plataforma Geográfica Interativa e do Panorama.
O IBGE ressalta que esses dados detalhados são fontes de informações para a elaboração de políticas públicas e pesquisas acadêmicas. A precisão na localização de unidades de saúde e o conhecimento da distribuição populacional em relação a esses estabelecimentos são essenciais para o desenvolvimento e implementação eficaz de políticas e serviços públicos.
Com essas informações, é possível compreender de forma mais assertiva onde a população está concentrada e qual a utilização destinada a cada edificação construída no país, contribuindo para uma gestão mais eficiente dos recursos e melhorias na qualidade de vida da sociedade brasileira.
Exibir Gospel / Leiliane Lopes