A igreja Parroquia Inmaculada Concepción foi fortemente danificada após um terremoto de 6,4 ocorrido ao sul da ilha em 7 de janeiro de 2020, em Guayanilla, Porto Rico. O terremoto desta manhã foi precedido por uma série de pequenos terremotos no sul da ilha com o epicentro em Guánica.
Vários grupos de igrejas e missionários que trabalham em Porto Rico durante o terremoto de magnitude 6,4 na terça-feira que provocou um apagão em toda a ilha e derrubou várias igrejas e outros edifícios estão retransmitindo suas experiências e contando como eles e outras pessoas estão lidando com a incerteza no rescaldo.
“Todos nós acordamos às 4h30 da manhã com nossas paredes e janelas tremendo”, disse Sue D’Anna, membro da Primeira Igreja Congregacional de Hartland, Vermont, ao Valley News . “Nosso lado da ilha não sofreu danos, mas o outro lado sofreu uma destruição significativa.”
O Serviço Geológico dos Estados Unidos disse em comunicado divulgado na terça-feira que o terremoto, que deixou pelo menos uma pessoa na ilha, ocorreu às 4h24 do horário local no litoral do sudoeste de Porto Rico, apenas um dia depois que um terremoto de magnitude 5,8 eclodiu. a mesma área.
Nas últimas semanas, centenas de pequenos terremotos ocorreram na região, informou o USGS. A atividade sísmica começou com um terremoto de magnitude 4,7 no final de 28 de dezembro e foi seguida por um tremor de magnitude 5,0 apenas algumas horas depois. Desde 28 de dezembro, o USGS disse que mais de 400 terremotos de magnitude 2+ ocorreram na região.