Mesmo com a proibição do governo, algumas igrejas da capital pernambucana abriram as portas neste domingo (22)
Mesmo com o governo de Pernambuco proibindo, na terça-feira (17), a realização de qualquer evento privado ou público com a participação de mais de 50 pessoas, a Igreja Universal e a Igreja Mundial do Poder de Deus, que funcionam em locais como a Avenida Cruz Cabugá, no bairro de Santo Amaro, no Recife, abriram as portas para os fiéis, neste domingo (22).
Algumas igrejas católicas também continuaram realizando missas em Pernambuco, mesmo com o arcebispo de Olinda e Recife, dom Antônio Fernando Saburido, tendo recomendado o cancelamento de todas as cerimônias com a participação de público desde a quarta (18).
Na igreja da Alto da Sé, em Olinda, Região Metropolitana do Recife, foi realizada neste domingo (22) uma missa transmitida pelas redes sociais.
A Igreja Universal do Reino de Deus emitiu um comunicado informando que decidiu atualizar, no domingo (22), as orientações para o funcionamento das unidades em todo o Brasil e que passou a controlar a entrada das pessoas para cumprir as determinações das autoridades locais. O comunicado também disse que, se for necessário, serão ampliadas os números de reuniões.
Por meio de nota, a Arquidiocese de Olinda e Recife informou que alguns padres estão celebrando missas com equipes reduzidas e para poucos fiéis, mas que a “recomendação é realmente evitá-las ou gravarem missas para serem exibidas nas redes sociais das igrejas”.
O comunicado explicou que a Missa da Igreja da Sé, por exemplo, foi transmitida pela página oficial da arquidiocese para 143 paróquias.
A reportagem não conseguiu contato com os representantes da Igreja Mundial do Poder de Deus.
A recomendação neste período de pandemia do novo coronavírus é que as pessoas fiquem em casa e, desta forma, ajudem no combate à disseminação da Covid-19, doença causada pelo vírus.
Com informações G1