A Igreja Quadrhttp://A Igreja Quadrangular Kids, em Piedade, Jaboatão dos Guararapes (PE), é uma das várias igrejas evangélicas brasileiras que despertaram para acolher famílias com filhos autistas.angular Kids, em Piedade, Jaboatão dos Guararapes (PE), é uma das várias igrejas evangélicas brasileiras que despertaram para acolher famílias com filhos autistas.
Há um ano, a denominação passou por adaptações em sua estrutura para iniciar a inclusão de crianças com transtorno do espectro autista (TEA).
A iniciativa foi da pastora Flavia Santos que contou com o apoio dos voluntários do ministério infantil para iniciar o trabalho.
“É muito importante estimularmos a frequência de nossos filhos à igreja para que eles criem o hábito, tenham uma formação cristã e conheçam os ensinamentos de Deus. Amamos pessoas, amamos vidas, e queremos estar preparados para recebermos todas as crianças e suas famílias da melhor forma possível”, disse ela ao jornal Diário de Pernambuco.
Assim, a igreja começou o trabalho garantindo vagas de estacionamentos para famílias com filhos autistas. Além disso, incluiu-se piso sensorial, iluminação específica, som em tom médio e sem ruídos, tudo isso para que as crianças se sintam confortáveis.
“Entendemos que: Quando o AMAR for verdadeiro o CUIDAR será natural, nosso propósito é esse, falar do amor de Deus, compartilhar a palavra de Deus para TODAS crianças e é lindo ver a interação das crianças na igreja”, afirmou a pastora.
A Igreja Quadrangular da cidade pernambucana não é a única a criar este projeto, outras igrejas pelo país já entenderam que há a necessidade de trabalhar para que pessoas com TEA, principalmente crianças, sejam recebidos nos cultos.
O pastor Glauco Ferreira é pioneiro nesta atuação e, recentemente, lançou um livro sobre o tema com o título de “Autismo na Igreja”. Ele também administra o Instagram com o mesmo nome (siga aqui).
Exibir Gospel / Leiliane Lopes