A Ícone empresarial em parceria com Itaquá Garden Shoppinge e Ótica Diniz realiza no próximo dia 26 de novembro a entrega do Prêmio Negro Sim!!
A Edição de 2020 do “Prêmio Negro Sim” terá como um dos principais destaques a presença da Leci Brandão cantora, compositora e umas das mais importantes intérpretes de samba da música popular brasileira. Começou sua carreira musical no início da década de 1970, tornando-se a primeira mulher a participar da ala de compositores da Estação Primeira de Mangueira, do Rio de Janeiro. Leci também foi eleita a segunda deputada negra da história da Alesp, (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) atuando sempre nas questões das populações indígenas e quilombolas, da juventude, em especial pobre e negra, das mulheres e do segmento LGBT.
PROJETO NEGRO SIM!!!
Realizado desde 2015 de forma consecutiva, o evento tem destaque na região do Alto Tietê, com edições realizadas em Mogi das Cruzes, Suzano e Itaquaquecetuba, as 3 cidades mais populosas em concentração demográfica e de empresas da Região do Alto Tietê.
O Prêmio foi idealizado e é realizado pela jornalista Cida Móra da Ícone Empresarial, em referência ao Deputado José de Souza Cândido, falecido em 12 de fevereiro de 2012, José Cândido foi vereador por três legislaturas e quando faleceu exercia mandato como deputado estadual pela segunda vez. Seu legado, a história de luta e a personalidade forte destacaram sua atuação, e fomentaram a concepção deste projeto.
Com o passar do tempo, o nome do Sr. José Candido foi desvinculado do projeto, mas seu ideal de luta e busca pela igualdade de direitos e acesso à Políticas Públicas bem como à dignidade para as pessoas e ao Povo Negro permanecem como direcionador na escolha dos premiados, após a indicação.
As pessoas que recebem a Premiação são indicadas por entidades de classe e por influenciadores de Opinião da região.
Um dos principais critérios para a escolha dos premiados não está relacionado diretamente à Etnia das pessoas, e sim, a pessoas que apoiam a igualdade, podem ser premiados ainda movimentos sociais, e pessoas de todas as classes sociais e econômicas que tenham histórias repletas de superação e vitórias apesar das tribulações que circundam a comunidade negra.
OBJETIVO DO PRÊMIO
Um dos Objetivos do Prêmio Negro sim está diretamente ligado ao conceito de melhoria na vida e estima ao Povo Negro da Região e Também Pessoas que sejam exemplo para a comunidade em suas esferas de atuação através da Religião, dos Negócios, de seus Projetos e Parcerias de vida.
É vital para este Evento, entender que para ser Indicado e Premiado a pessoa tem que ter construído sua história por meio da superação ao Preconceito, ao Racismo, ao Desrespeito que atingem diretamente os Afrodescendentes e outras Etnias.
Finalmente, o Prêmio Negro Sim existe com a justificativa de trabalhar e enaltecer a vida de cada homenageado, afim de que possa ser exemplo para a nova geração e possa se Orgulhar de em sua trajetória ter transformado outras vidas, mostrando ao jovem ou mesmo ao adulto que esteja em uma situação vulnerável a reflexão de que não é o tom de sua pele que deve determinar seu destino nem tão pouco faze-lo se sentir inferior,
Locais que receberam o Prêmio:
Suzano o Prêmio já aconteceu no Colégio Unisuz, na Câmara Municipal e na Faculdade Piaget.
Mogi das Cruzes – a Universidade de Mogi das Cruzes – UBC recebeu a premiação.
Itaquaquecetuba – recebeu o Prêmio na Câmara Municipal e no Itaquá Garden Shopping onde a Premiação será realizada novamente neste ano de 2020, no Salão Nobre do empreendimento.
HOMENAGEADOS
Os Premiados Entre as personalidades já reconhecidas estão Empresários, Políticos, Artistas, Profissionais Liberais e Militantes de Direitos.
Entre um dos nomes que se destacam nos premiados está o Cantor Dexter que foi premiado em 2018, e em 2019 o Senhor Julio Antônio Aponto, chefe de gabinete do Consulado Africano de Guine Bissau, o senhor Kossi Essodina Teleo diplomata de Togo e o MC Henrique Zaz.da região do grande ABC.
O Troféu
Uma das Marcas Registradas do Prêmio é a entrega de um Troféu, sempre ligado a cultura negra, já foram entregues Porta Retratos em Vidro esculpido, Alguidar (prato de barro tradicional em religiões de matriz africana) e para a edição de 2020 está sendo preparada uma surpresa que se liga a cultura tradicional e vai emocionar os participantes. Seja qual a preciosidade entregue aos homenageados, sempre está estampada a marca deste Prêmio, uma figura de uma pessoa negra com seus cabelos livres, em alusão a liberdade e ao empoderamento da comunidade negra, e dependendo do ponto de vista conseguimos ver o mapa do nosso pais com suas comunidades, onde mora a maioria dos afrodescendentes. Slogan Um evento deste porte precisa “Igualdade começa nos pequenos detalhes”.
Fonte: Ícone Empresarial