No dia 23 de abril, jovens católicos foram retirados à força da porta da Igreja de São Jorge, em Porto Alegre (RS), por tentarem impedir um evento inter-religioso entre fiéis católicos devotos de São Jorge e praticantes de religiões de matriz africana que veneram Ogum. Assista aqui!
Em um vídeo publicado pelo jornalista Cristiano Dalcin, é possível ver jovens ajoelhados nas escadarias da igreja, rezando em protesto à lavagem das escadarias. A polícia foi chamada e os jovens foram retirados e a cerimônia aconteceu conforme o planejado.
O ato inter-religioso foi realizado em celebração à festa de São Jorge, guerreiro mártir, e teve ampla divulgação nas redes sociais da paróquia e da arquidiocese. No entanto, a iniciativa recebeu críticas de alguns católicos, que questionaram a associação do santo ao sincretismo religioso.
O sincretismo religioso é uma prática que une diferentes crenças em uma mesma fé, sendo São Jorge frequentemente associado ao orixá Ogum, divindade cultuada em religiões afro-brasileiras como a umbanda e o candomblé.
Redação Exibir / Leiliane Lopes