Siga nossas redes sociais
25/11/2024

Destaques

Justiça concede vitória a pastor preso por pregar em protesto em Seattle

Published

on

Compartilhe

A juíza Barbara J. Rothstein concedeu ao pastor Matthew Meinecke uma liminar permanente contra a política policial de Seattle e determinou o pagamento de danos compensatórios e nominais pelas prisões que ele sofreu em 2022. A decisão também inclui o pagamento de honorários advocatícios. A medida foi tomada após Meinecke contestar sua prisão por pregar em público durante protestos na cidade.

O caso teve início em 24 de junho de 2022, quando Meinecke leu a Bíblia em voz alta no centro de Seattle, durante um protesto contra a decisão da Suprema Corte que anulou Roe v. Wade. De acordo com Nate Kellum, advogado do pastor, a polícia prendeu Meinecke após confrontos com manifestantes, que rasgaram sua Bíblia. Kellum afirmou que as autoridades consideraram Meinecke responsável por provocar a reação dos manifestantes.

Meinecke foi preso novamente dois dias depois, durante outro evento. Em ambas as ocasiões, ele resistiu à ordem policial de parar de pregar. O advogado explicou que a política da polícia de Seattle à época permitia prender quem se recusasse a interromper suas atividades em caso de reações hostis. “A polícia focou no pastor, que só estava lendo a Bíblia”, afirmou Kellum.

Após as prisões, Meinecke desafiou a política, alegando que ela violava seu direito à liberdade de expressão. A recente decisão da Justiça encerrou o caso, garantindo que a polícia não poderá mais adotar esse tipo de comportamento. “Agora, eles precisam respeitar os direitos de quem fala pacificamente”, afirmou Kellum.

O Departamento de Polícia de Seattle não comentou a vitória judicial do pastor.

Redação Exibir Gospel